metropoles.com

Salles é recebido com protestos em Berlim: “Não destruam a Amazônia”

Ministro do Meio Ambiente pretende discutir futuro das contribuições ao Fundo Amazônia, afetado pelas queimadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
greenpeace/ redes sociais/ reprodução
greenpeace1
1 de 1 greenpeace1 - Foto: greenpeace/ redes sociais/ reprodução

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi recebido nesta segunda-feira (30/09/2019) com protestos em Berlim, capital da Alemanha. O ato foi organizado pelo grupo Gira, braço do Greenpeace, que se juntou ao protesto.

Cerca de 50 manifestantes participaram do movimento, de acordo com a agência alemã Deutsche Welle (DW). Segurando bandeiras do Brasil e da Alemanha, eles montaram um cordão de isolamento em frente ao prédio a fim de impedir a entrada de Salles.

Também estenderam uma faixa na fachada com a frase “Sem acordos com criminosos do clima”, em referência ao tratado Mercosul-União Europeia. Exibiram ainda o tronco de uma árvore em chamas. “Não destruam a Amazônia”, apontou o texto.

“A agenda do governo Bolsonaro em relação ao clima tem sido a favor do lobby do agronegócio, mas a destruição da Amazônia é algo que coloca todos no planeta em perigo”, disse o representante do Greenpeace, Jannes Stoppel, à DW.

Salles faz um tour pela Europa a fim de atrair investimentos. O ministro foi aos Estados Unidos, onde teve reuniões em Washington e Nova York. Em seguida, viajou a Paris, na França, e agora está em Berlim, na Alemanha. Depois, vai para Londres, na Inglaterra.

“Vamos mostrar que o Brasil é exemplo de sustentabilidade e que segue protegendo o meio ambiente, com responsabilidade e compromisso”, escreveu Salles em rede social, ao compartilhar reportagem sobre as viagens.

O tour do ministro do Meio Ambiente acontece em meio a uma crise no país que ganhou repercussão internacional. O número de queimadas e desmatamentos na Amazônia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), disparou com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que é “dramática” a situação do Brasil em questões ambientais e de direitos humanos sob o atual governo. O país europeu também cortou, juntamente com a Noruega, repasses destinados ao Fundo Amazônia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?