metropoles.com

Salário mínimo: “Governo vai tomar um cacete”, diz Major Olímpio

Ele se disse preocupado, politicamente, com a decisão da equipe do presidente, que não representa um ganho real para os trabalhadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
1 de 1 - Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados

Com a proposta de corrigir o salário mínimo apenas pela inflação em 2020, o líder do PSL no Senado, Major Olímpio, disse que “o governo vai tomar um cacete e pedir desculpas, senão trava de vez a Previdência”. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Olímpio se disse preocupado, politicamente, com a decisão do governo que, na prática, não representa um ganho real para os trabalhadores.

“Ao valor do salário mínimo, muitos custos estão atrelados, então, o governo está indo no limite do que entende possível. Mas a questão será muito polêmica, sem a certeza de que mesmo hoje o governo consiga maioria”, afirmou ao jornal.

O parlamentar avalia que se o bloco de partidos do Centrão se unir aos opositores à gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), “o governo vai tomar em cacete” e ficará difícil aprovar projetos importantes para a equipe que está no comando, como a reforma da Previdência.

De acordo com ele, o governo tem apenas como aliado o próprio partido do presidente, o PSL, o qual ele chamou de “Geni”, em referência à música de Chico Buarque.

A medida proposta pelo governo sobre o salário mínimo é polêmica e, após chegar ao Congresso para análise, alguns parlamentares já cogitam a possibilidade de alterar o texto.

O novo valor para o salário mínimo consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), divulgada na última segunda-feira (15/04/19). Atualmente, a renda mínima oferecida aos brasileiros é de R$ 998.

Segundo o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, o parâmetro para o salário mínimo leva em conta, apenas, o reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), sem ganho real. Ele garante, porém, que o valor é apenas um parâmetro considerado pelo governo no PLDO e não reflete o reajuste que será aplicado de fato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?