metropoles.com

Saiba quem é Nelson Teich, convidado a assumir lugar de Mandetta

O agora ex-ministro ministro da Saúde confirmou a demissão pelas redes sociais. Ele acumulou desavenças com Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Youtube/Oncologia Brasil
Nelson Teich
1 de 1 Nelson Teich - Foto: Youtube/Oncologia Brasil

Em meio à crise do governo federal com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o nome que dever ser anunciado ainda nesta quinta-feira (16/04) para assumir a pasta é do oncologista e empresário Nelson Luiz Sperle Teich. O atual titular da Saúde confirmou a demissão pelo Twitter, mas o anúncio do substituto ainda não foi feito oficialmente.

Nascido no Rio de Janeiro, o médico se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.

Teich atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente, em 2018, e, na época, até chegou a ser cotado para o cargo, mas acabou preterido por Mandetta.

Ainda assim, participou do governo, entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, como assessor de Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Coronavírus
Nas últimas semanas, o oncologista tem publicado artigos na rede profissional LinkedIn sobre o coronavírus. Em um deles, intitulado “COVID-19: Histeria ou Sabedoria?”, comenta sobre a polarização que tomou conta do Brasil no momento.

“A discussão sobre as estratégias e ações que foram definidas por governos, incluindo o brasileiro, para controlar a pandemia de Covid-19 mostra uma polarização cada vez maior, colocando frente a frente diferentes visões dos possíveis benefícios e riscos que o isolamento, o confinamento e o fechamento de empresas e negócios podem gerar para a sociedade”, escreveu.

“É como se existisse um grupo focando nas pessoas e na saúde e outro no mercado, nas empresas e no dinheiro, mas essa abordagem dividida, antagônica e talvez radical não é aquela que mais vai ajudar a sociedade a passar por esse problema”, afirma, ainda, o artigo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?