Saiba quem é Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores de Lula
Ex-chanceler de Dilma Rousseff (PT) criou um vínculo com Lula e acabou sendo escolhido para chefiar a pasta a partir de 1º de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador Mauro Vieira foi anunciado, nesta sexta-feira (9/12), como o novo ministro das Relações Exteriores do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A oficialização foi feita pelo próprio presidente eleito, durante coletiva de imprensa.
Vieira chefiou a pasta durante o governo da também petista Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016.
Segundo interlocutores, o atual embaixador do Brasil na Croácia criou um vínculo com Lula no período em que o petista foi preso, em 2018, após ser condenado pela Lava Jato. Isso fez com que o presidente eleito escolhesse o ex-chanceler para assumir o cargo em 1º de janeiro.
Tendo ocupado alguns dos principais postos no exterior, como a embaixada na Argentina, em Washington e a representação do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York, Vieira é um dos mais experientes diplomatas em atuação.
Perfil
Nascido no Rio de Janeiro, Mauro Vieira estudou no Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, e é bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense.
Diplomata de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco, foi chefe de gabinete da Secretaria-Geral de Relações Exteriores.
Após seu período na secretaria, foi embaixador do Brasil na Argentina, de 2004 a 2010. Durante esse período, foi promovido em 2005 pelo então presidente Lula ao grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Militar. Após sua exoneração, foi nomeado embaixador do Brasil nos Estados Unidos, de 2010 a 2015.
Vieira também foi o ministro das Relações Exteriores do Brasil no biênio 2015-2016, durante o governo Dilma.
Em 16 de agosto de 2016, o Senado Federal aprovou sua nomeação pelo então presidente Michel Temer (MDB) para o cargo de representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).
Posteriormente, Vieira foi designado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo de Embaixador do Brasil em Zagreb, capital da Croácia, seu cargo atual.