metropoles.com

Saiba quem é Floriano Peixoto, novo secretário-geral da Presidência

General era secretário-executivo da pasta e chegou a ser cotado para a Secretaria de Comunicação Social do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação
general floriano peixoto
1 de 1 general floriano peixoto - Foto: divulgação

O general Floriano Peixoto vai ocupar o cargo de secretário-geral da Presidência da República após a exoneração de Gustavo Bebianno do cargo. É o oitavo militar a compor a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A confirmação da saída de Bebianno da gestão Bolsonaro foi feita pelo porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, no fim da tarde desta segunda-feira (18/2). “O senhor presidente da República agradece sua dedicação à frente da pasta e deseja sucesso na nova caminhada”, disse o porta-voz à imprensa.

Segundo Rêgo Barros, o motivo da demissão e da demora do anúncio é de “foro íntimo” do presidente e que ele “desconhece” se Bebianno terá nova atribuição no governo federal. De acordo com o porta-voz, nomeação e exoneração de seus colaboradores “são de responsabilidade do nosso presidente e não cabe avançar em qualquer suposição sobre isso”.

Desde o início do governo Bolsonaro, o general estava como secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência: era o número dois de Bebianno. Ele participou da equipe de transição e chegou a ser cotado para assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, área que cuida dos contratos de publicidade do governo federal. A indicação, contudo, gerou preocupação entre a equipe presidencial e acabou levando Bolsonaro a recuar da decisão de colocá-lo na Secom, órgão subordinado à Secretaria-Geral.

Trajetória
O general consolidou sua carreira circulando em diversas organizações operacionais do Exército. Iniciou sua trajetória militar em 1973, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), graduando-se na Arma de Infantaria, em 1976.

Peixoto cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e graduou-se na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde também frequentou o curso Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Em 2004, foi comandante da missão do Brasil no Haiti (foto abaixo). Em março de 2014, passou para a reserva do Exército.

Exército/Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?