metropoles.com

Sabatina de indicados ao STJ será depois das eleições, diz Pacheco

Senador prometeu expediente de esforço concentrado para apreciação das indicações do presidente Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida mostra plenário do senado federal concursos públicos - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário do senado federal concursos públicos - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta terça-feira (2/8), que as sabatinas dos indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ocorrerão “imediatamente após as eleições”. O senador prometeu expediente de esforço concentrado para apreciação das indicações.

Nos meses que antecedem o pleito, a Casa Alta do Congresso Nacional funcionará de maneira semipresencial, permitindo a participação física e virtual dos senadores. A manobra adotada pela Presidência visa manter o quórum das sessões e reuniões de comissões, que tem o funcionamento ameaçado em razão do início da campanha eleitoral.

Bolsonaro escolheu os nomes a partir de lista divulgada pelos ministros do STJ. O chefe do Executivo indicou os desembargadores Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues para ocuparem os cargos.

Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (1º/8). Além dos dois, estavam na lista os desembargadores Ney Bello, apadrinhado de Gilmar Mendes, e Fernando Quadros.

O presidente, no entanto, optou por Azulay e Domingues. Para ocupar a cadeira no STJ, Domingues recebeu o apoio dos ministros André Mendonça, Dias Toffoli e Nunes Marques. Já Azulay tinha a preferência da bancada do Rio de Janeiro.

Ney Bello foi apoiado por Gilmar Mendes, enquanto Fernando Quadros contava com o amparo do ministro Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Perfil

Azulay Neto é juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro. Ele ficará com a vaga do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que pediu aposentadoria.

Domingues exercia a função de juiz federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo. Ele ocupará o lugar do ministro Nefi Cordeiro, também aposentado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?