metropoles.com

Rosa Weber diz que PF e MPF apuram queixa de fraude em urna

Filho de Bolsonaro publicou vídeo no Twitter com suposta fraude ao sistema de votação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ministra do STF Rosa Weber
1 de 1 Ministra do STF Rosa Weber - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, informou que a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) foram acionados para apurar a veracidade de um vídeo publicado pelo deputado estadual do Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro (PSL), candidato ao Senado e filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Na rede social, o vídeo mostrar um suposto eleitor em uma tentativa de voto. Mas, ao apertar o número 1 da urna, o perfil de Fernando Haddad (PT) já aparecia.

“PF e MPF já foram acionados para apurar se essa urna, constatada a sua existência, deve ser retirada e auditada. Esse fato precisa ser esclarecido”, declarou a ministra.

Veja o vídeo com a suposta fraude:

Mas para Rosa Weber, contestações sobre o sistema eletrônico de votação são oportunidades para comprovar a transparência e a possibilidade de conferência dos votos. Ela lembrou os questionamentos feitos pelo PSDB na eleição de 2014, quando Aécio Neves perdeu a disputa presidencial para Dilma Rousseff (PT).

A presidente do TSE reconheceu, no entanto, que a Justiça Eleitoral ainda está aprendendo a lidar com as fake news (notícias falsas, em português). “Ainda estamos entendendo o fenômeno. Ele é de difícil compreensão e não é exclusivo do Brasil. É um problema mundial”.

Diferença de modelos
Em nota, a Justiça Eleitoral destacou ainda que são utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais. A velocidade de processamento e o posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, portanto, são diferentes de acordo com o modelo da urna eletrônica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?