metropoles.com

Romário não poderá concorrer à reeleição na metade do mandato, diz TSE

Segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, senadores não podem renunciar após quatro anos e disputar as eleições ao mesmo cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOSÉ CRUZ/ABR
Romário
1 de 1 Romário - Foto: JOSÉ CRUZ/ABR

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (24/4) que senadores não podem concorrer à reeleição na primeira metade do mandato. O entendimento foi firmado na análise de uma consulta apresentada pelo senador Romário (Podemos-RJ), que questionou a Corte Eleitoral sobre a possibilidade de um parlamentar do Senado Federal renunciar ao cargo e tentar se reeleger à Casa, mesmo sem ter cumprido os oito anos do mandato.

“Permitir que um senador que ainda tem quatro anos de mandato renuncie para que o suplente assuma o seu lugar e ele possa concorrer a uma vaga por mais oito anos é fraude à vontade popular e ao mandamento constitucional”, disse o ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo a tese do TSE, não se admite a reeleição de senador ainda no exercício da primeira metade do seu mandato, tendo em vista que os quatro anos finais passariam a ser exercidos em regra pelo suplente, e não pelo senador eleito pelos cidadãos.

“A Constituição Federal exige que a cada quatro anos haja renovação na composição do Senado Federal”, ressaltou Barroso, destacando que a manobra seria fraude à “vontade popular e ao sistema eleitoral”.

Romário foi eleito senador pelo Rio de Janeiro em 2014. O parlamentar ainda está na primeira metade do mandato de oito anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?