metropoles.com

Rodrigo Maia: “O Congresso não é um puxadinho do Executivo”

Candidato à reeleição, o presidente da Câmara defendeu voto secreto como forma de garantir independência do Legislativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
CHEGADA-RODRIGO-MAIA-MM-840×560
1 de 1 CHEGADA-RODRIGO-MAIA-MM-840×560 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Ao comentar o imbróglio envolvendo a questão do voto secreto no Senado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ser contrário ao voto aberto. Segundo ele, somente o voto secreto é capaz de garantir a independência do Poder Legislativo em relação ao Poder Executivo.

“Sou contra o voto aberto que, hoje, me beneficiaria aqui. Mas as pessoas passam e as instituições ficam. O que garante a independência deste Poder em relação àquele que está do outro lado da rua (Executivo) é exatamente o voto secreto”, disse Maia, que concorre à reeleição como presidente da Câmara, com o apoio de pelo menos 13 partidos. Se vencer, será a terceira vez que o carioca comandará a maior Casa do Legislativo federal.

Na Câmara, o voto será secreto. Os deputados votarão em urna eletrônica e há a possibilidade de a decisão ir para o segundo turno. O regimento interno exige maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 adesões na primeira votação. Se esse patamar não for atingido por nenhum dos candidatos, abre-se o segundo turno.

Para Maia, se o voto não fosse secreto, todos os governo conseguiriam ter na Presidência da Câmara uma aliado. “Senão, governos com muita política, como foi o do PT, como foi o Fenando Henrique (PSDB) e do Michel Temer (MDB), nunca perderiam uma eleição nesta Casa”, completou Maia.
Para ele, o Congresso não pode ser considerado uma extensão do Planalto, ou seja, “um puxadinho”.

“O Congresso não é o puxadinho do Poder Executivo. Quando a gente abre o voto, o governo marca o voto de cada deputado e de cada senador, isso tira a independência da eleição nas duas Casas”, ponderou. “Hoje, a gente pode não gostar de A ou não gostar de B, mas amanhã, o eu fica é a necessidade de uma clara independência entre os Poderes”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?