Rodrigo Maia critica Bolsonaro por dívida com Brics: “Governo incompetente”
Governo federal afirma que o repasse não foi feito por não ter sido votado em projeto de lei que tratou do remanejamento do orçamento
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na noite desta terça-feira (5/1). O parlamentar não poupou críticas ao fato de o governo federal não ter honrado o pagamento da penúltima parcela do aporte de capital do Novo Banco de Desenvolvimento, do Brics.
Maia classificou a gestão de Bolsonaro como “incompetente” no assunto e criticou o que chamou de “transferência de responsabilidade” promovida pelo governo, que culpou o Congresso Nacional pela inadimplência de US$ 292 milhões com o NDB.
Veja a publicação:
Governo transferindo responsabilidade. É prática de um governo incompetente. É sempre assim. https://t.co/uFmrxEDzvw
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) January 6, 2021
O repasse para quitar o parcelamento não foi votado em projeto de lei que tratava do remanejamento do orçamento do ano passado. A ausência do compromisso com o banco na matéria levou o governo federal a jogar a culpa em cima do Parlamento.
Em novembro, o chefe de Estado brasileiro se reuniu com a cúpula do Brics para pedir que os países-membros do grupo intercedessem para que o Brasil tenha um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na ocasião, Bolsonaro também criticou o que chamou de “monopólio do conhecimento” por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS).