metropoles.com

Roberto Jefferson é condenado a indenizar Kim Kataguiri em R$ 20 mil

Presidente do PTB foi processado pelo deputado federal por ter publicado no Twitter que “aquele japonesinho queima”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ex-deputado federal e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, foi condenado a indenizar em R$ 20 mil o deputado federal Kim Kataguiri (DEM) por declarações homofóbicas, de cunho sexual contra o parlamentar. Em conta no Twitter, Jefferson escreveu: “aquele japonesinho que é deputado federal queima, não queima?”.

No processo, Kim sustentou que foi ofendido “de forma gratuita e sem ligação com o debate político”. O congressista também disse que o político do PTB ofendeu suas origens orientais e imputou a ele “conotação sexual pejorativa e mentirosa”.

A publicação teve milhares de acessos, interações e compartilhamentos. A defesa do autor considerou haver dano imediato à imagem, fazendo jus à reparação moral.

Jefferson negou o dano alegado, argumentando que não foram apresentadas provas que demonstrem problema ou transtorno do autor decorrente da postagem. Disse não ter havido a intenção de ofender a honra, apenas de criticar o deputado, mesmo que tais críticas possam ser consideradas “ácidas e intensas”.

O presidente do PTB, que foi condenado por corrupção no esquema do Mensalão, ressaltou ter tirado o tweet do ar quando a ação foi ajuizada, e acrescentou que, como é figura pública, compreende que pessoas envolvidas no debate público sofrem mais exposição.

“O réu não nega tais comparações e adjetivações, as quais se mostram de todo ofensivas à honra do autor, especialmente tendo em vista a ampla divulgação ínsita às redes sociais. Resta evidente a intenção do réu em macular a honra do autor, especialmente se considerarmos que o réu, ao proferir esses verdadeiros xingamentos, extrapola os limites da informação e carrega em juízos de valor subjetivos e, sobretudo, politicamente incorretos”, pontuou a juíza na sentença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?