metropoles.com

Roberto Jefferson defende que Forças Armadas deponham ministros do STF

Para o ex-deputado federal, presidente Jair Bolsonaro deveria pedir a intervenção de militares para tirar os 11 magistrados do cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Roberto Jefferson
1 de 1 Roberto Jefferson - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson avalia que o seu novo aliado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), está sendo “muito paciente” com o que chama de “ataques” que ele vem sofrendo. O petebista defendeu que as Forças Armadas exerçam uma função que, no passado, cabia ao imperador, de ser o “poder moderador” do país. E, na sua avaliação, a primeira ação que esse novo “poder” deveria tomar é depor os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em entrevista ao UOL.

O objetivo, segundo ele, é “colocar essa turma da toga no seu devido lugar” – para o ex-deputado, o STF ” virou o tribunal do Reich” (em referência ao governo nazista da Alemanha) e vem sistematicamente “invadindo competências” do presidente e impedindo que ele governe.

Pedir a intervenção das Forças Armadas se justificaria, na sua avaliação, porque seria inócuo tentar que o Congresso atuasse para conter o que considera abusos do STF. “Artigo 142: pediria o poder moderador, as Forças Armadas. Direito constitucional. Ele [Bolsonaro], por iniciativa, pode requerer que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica fizessem a intervenção militar”, disse.

“Eu não teria essa paciência que ele está tendo. Pedir ao Congresso, nada disso anda, porque os congressistas, em sua maioria, têm rabo preso com o Supremo”, disparou.

Perguntado se não seria ditatorial investir contra os ministros, rebateu: “Ditadura é o que o Supremo está fazendo”.

Esta não é a primeira vez, nos últimos dias, que Roberto Jefferson defende intervenções do tipo: no início do mês, por exemplo, causou polêmica ao postar foto armado, ameaçando “comunistas” e sugerindo golpe contra o STF.

4 imagens
Roberto Jefferson é investigado no Inquérito das Fake News, conduzido por Alexandre no Supremo Tribunal Federal, que apura a disseminação de notícias falsas, ofensas e ameaças contra autoridades
Roberto Jefferson foi preso no âmbito do Mensalão
1 de 4

Ex-deputado Roberto Jefferson

Valter Campanato/Agência Brasil
2 de 4

Roberto Jefferson é investigado no Inquérito das Fake News, conduzido por Alexandre no Supremo Tribunal Federal, que apura a disseminação de notícias falsas, ofensas e ameaças contra autoridades

Reprodução/Facebook
4 de 4

Roberto Jefferson foi preso no âmbito do Mensalão

Marcello Casal Jr/ABr/Fotos Públicas

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?