Roberto Jefferson anuncia filiação de Daniel Silveira ao PTB
Deputado está preso por ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e por fazer apologia ao AI-5 na última semana
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, anunciou, nesta quinta-feira (25/2), a filiação do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e fazer apologia ao AI-5 na última semana. Advogado do parlamentar, Maurízio Spinelli, nega que ele tenha se filiado.
Segundo Jefferson, Silveira assinou a ficha de filiação ao PTB na prisão. “Seja bem-vindo, heróico deputado. Daremos sangue por você. Nós não abandonamos o soldado ferido”, afirmou.
O Deputado Daniel Silveira, na prisão, acaba de assinar a ficha de filiação ao PTB. Seja bem-vindo heróico deputado. Daremos sangue por você. Nós não abandonamos o soldado ferido. pic.twitter.com/o8y0xaHUuQ
— Roberto Jefferson (@BobjeffHD) February 25, 2021
O deputado está preso no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Niterói, há uma semana.
Silveira, que é filiado ao PSL, é alvo de processo de expulsão do partido desde que foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O deputado também responde processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados.
Procurado, o PSL disse que não vai se pronunciar porque não foi informado oficialmente da filiação do deputado ao PTB.
Imbróglio
Após anunciar a filiação de Silveira, o presidente nacional do PTB recuou e disse que a ficha de filiação estaria com o advogado do deputado, Maurízio Spinelli, e que não teria ido ao sistema prisional.
“O primeiro tuíte do doutor Roberto [anunciando a filiação de Silveira ao PTB] não deixou a situação clara. Não houve até o presente momento a assinatura em ficha de filiação de partido político algum. Até pelo fato do Daniel ser deputado federal pelo PSL e a assinatura de qualquer ficha neste momento seria prejudicial para o caso dele”, explicou Spinelli ao Metrópoles.
O advogado disse que, após a publicação de Jefferson, contatou o dirigente do PTB para que deixasse a situação clara. Jefferson, então, negou que Silveira já tivesse assinado a ficha de filiação e frisou que estava em Brasília, e não no Rio, onde o parlamentar está preso.
“Ele [Roberto Jefferson] pediu para que eu encaminhasse a ficha ao Daniel, sendo que meu papel se limita a entregar. Não acredito que Daniel assine neste momento qualquer ficha de filiação, essa é uma decisão política que ele vai precisar tomar”, disse Spinelli.
Qualquer parlamentar que troque de partido fora da janela partidária está passível de perder o mandato, visto que mandatos proporcionais – de vereadores, deputados estaduais ou federais – são do partido.