metropoles.com

Roberto Jefferson anuncia filiação de Daniel Silveira ao PTB

Deputado está preso por ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e por fazer apologia ao AI-5 na última semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
daniel-silveira_00090531_0
1 de 1 daniel-silveira_00090531_0 - Foto: null

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, anunciou, nesta quinta-feira (25/2), a filiação do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e fazer apologia ao AI-5 na última semana. Advogado do parlamentar, Maurízio Spinelli, nega que ele tenha se filiado.

Segundo Jefferson, Silveira assinou a ficha de filiação ao PTB na prisão. “Seja bem-vindo, heróico deputado. Daremos sangue por você. Nós não abandonamos o soldado ferido”, afirmou.

O deputado está preso no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Niterói, há uma semana.

Silveira, que é filiado ao PSL, é alvo de processo de expulsão do partido desde que foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O deputado também responde processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados.

Procurado, o PSL disse que não vai se pronunciar porque não foi informado oficialmente da filiação do deputado ao PTB.

Imbróglio

Após anunciar a filiação de Silveira, o presidente nacional do PTB recuou e disse que a ficha de filiação estaria com o advogado do deputado, Maurízio Spinelli, e que não teria ido ao sistema prisional.

“O primeiro tuíte do doutor Roberto [anunciando a filiação de Silveira ao PTB] não deixou a situação clara. Não houve até o presente momento a assinatura em ficha de filiação de partido político algum. Até pelo fato do Daniel ser deputado federal pelo PSL e a assinatura de qualquer ficha neste momento seria prejudicial para o caso dele”, explicou Spinelli ao Metrópoles.

O advogado disse que, após a publicação de Jefferson, contatou o dirigente do PTB para que deixasse a situação clara. Jefferson, então, negou que Silveira já tivesse assinado a ficha de filiação e frisou que estava em Brasília, e não no Rio, onde o parlamentar está preso.

“Ele [Roberto Jefferson] pediu para que eu encaminhasse a ficha ao Daniel, sendo que meu papel se limita a entregar. Não acredito que Daniel assine neste momento qualquer ficha de filiação, essa é uma decisão política que ele vai precisar tomar”, disse Spinelli.

Qualquer parlamentar que troque de partido fora da janela partidária está passível de perder o mandato, visto que mandatos proporcionais – de vereadores, deputados estaduais ou federais – são do partido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?