RJ: Crivella autoriza reabertura de praias a partir desta terça-feira
Plano da prefeitura do Rio de Janeiro tem seis fases que afrouxam gradativamente o isolamento social
atualizado
Compartilhar notícia
O carioca poderá, já a partir desta terça-feira (02/06), voltar a frequentar as praias do Rio de Janeiro (RJ). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (01/06) pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), como parte de um plano de relaxamento do isolamento social por causa do novo coronavírus.
Segundo o plano, fica liberada a prática de atividades individuais no mar, como surfe e natação, bem como caminhadas no calçadão. Permanece proibido, contudo, alugar barracas na praia e fazer atividades coletivas na areia.
A primeira fase do plano de retomada econômica envolve, também, a reabertura de templos religiosos — respeitando normas para evitar aglomerações — e a reabertura de lojas de móveis e automóveis. Centros de treinamento esportivos também poderão funcionar, sem a presença, contudo, de público e de imprensa.
No total, o Rio deve ter seis fases de reabertura, com conclusão prevista para agosto. A próxima delas deve envolver a retomada de competições esportivas e a reabertura de shoppings. Já a volta às aulas está prevista apenas para a fase três, com reabertura de creches e escolas que vão do quinto ao nono ano.
A justificativa do prefeito cariosa para a reabertura é o fato de não haver filas para o uso de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na cidade. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio tem, hoje, 1.860 pacientes internados com suspeita de Covid-19, sendo que 694 deles estão em UTIs — a taxa de ocupação destes leitos é de 87%.