metropoles.com

Réveillon de Cristiane Brasil em Noronha será investigado pelo MPF

Deputada federal indicada por Temer para o Ministério do Trabalho hospedou-se em hotel da FAB com grupo de amigas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
cristiane brasil com amigas em fernando de noronha
1 de 1 cristiane brasil com amigas em fernando de noronha - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O Ministério Público Federal de Pernambuco (MPF-PE) abriu procedimento para investigar a viagem da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) a Fernando de Noronha no Ano-Novo. A medida tem como objetivo investigar se a parlamentar praticou improbidade administrativa. Na ilha, hospedou-se com um grupo de amigas no hotel de trânsito da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a virada do ano. A apuração está nas mãos da procuradora Silvia Regina Pontes Lopes.

Mantido com verba pública, o hotel da FAB em Noronha, conhecido como “Casarão”, é reservado para autoridades, militares e “personalidades civis”, conforme a própria corporação divulga. O pedido de hospedagem partiu da parlamentar, que procurava um lugar para desfrutar as férias, e foi autorizado pelo Comando da Aeronáutica. O MPF suspeita que houve uso indevido do benefício pela deputada federal. A investigação foi aberta na quarta-feira (17/1).

Sobre a permissão para que Cristiane Brasil ficasse no local, a Força Aérea Brasileira assegurou que “tudo transcorreu dentro dos trâmites legais previstos, ou seja, havia disponibilidade de vaga, a parlamentar indenizou a sua permanência na casa por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) e realizou a sua viagem em voos comerciais”. Os valores pagos pela deputada, contudo, não foram divulgados.

Metrópoles apurou que pelo menos três amigas da pretensa ministra do Trabalho estavam no grupo – o qual, acolhido pela Força Aérea, comemorou a virada do ano no arquipélago pernambucano.

Um dos destinos mais badalados pelas celebridades no último Réveillon, Fernando de Noronha foi o local escolhido, por exemplo, pelo casal Neymar e Bruna Marquezine. Se a parlamentar e as amigas escolhessem um pacote de Ano-Novo similar ao dos famosos, teriam de desembolsar R$ 30 mil apenas pela estadia.

Fotos publicadas por amigas em redes sociais mostram momentos de descontração durante a viagem. Inclusive, algumas fizeram registros na fachada do hotel. No Instagram, os primeiros posts datam de 27 de dezembro, e o último, de 4 de janeiro.

 

3 imagens
Cristiane Brasil e amigos durante a viagem
Amigas de Cristiane Brasil postaram fotos no Instagram durante a viagem a Fernando de Noronha
1 de 3

Amigas fizeram retratos na fachada do hotel de trânsito da Força Aérea Brasileira (FAB)

Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

Cristiane Brasil e amigos durante a viagem

Material cedido ao Metrópoles
3 de 3

Amigas de Cristiane Brasil postaram fotos no Instagram durante a viagem a Fernando de Noronha

Material cedido ao Metrópoles

Cristiane Brasil foi indicada pelo presidente Michel Temer (MDB) para ocupar o Ministério do Trabalho. No entanto, a posse da deputada foi suspensa após liminar concedida pela 4ª Vara Federal de Niterói. A parlamentar já sofreu derrotas em seis recursos protocolados por sua equipe de advogados e pela Advocacia-Geral da União (AGU) no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A nomeação da petebista no ministério segue suspensa.

Nesta sexta (19/1), a AGU recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar garantir que Cristiane Brasil seja empossada como ministra do Trabalho. Os advogados da deputada do PTB-RJ também preparam recursos à mesma Corte. O novo pedido deve ser analisado pelo vice-presidente do STJ, Humberto Martins, que assumiu nesta quinta-feira (18) o plantão judiciário, substituindo a presidente do órgão, Laurita Vaz.

Conselho de Ética
A viagem da parlamentar a Fernando de Noronha deverá ser alvo ainda de uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Antes mesmo de terminar o recesso, pelo menos três partidos devem protocolar processos disciplinares no colegiado contra Cristiane Brasil por quebra de decoro parlamentar. Lideranças de siglas como PT, PCdoB e PSol vão encaminhar o assunto, nos próximos dias, para a discussão da bancada, que decidirá sobre o destino da deputada fluminense.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?