metropoles.com

Representantes de Marina Silva pediram doação da OAS para caixa dois

Léo Pinheiro afirmou, em negociação para fechar acordo de delação premiada na Lava Jato, que ex-senadora não queria ser associada a empreiteiras. Ela nega que tenha usado recursos do tipo na campanha de 2010

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yone Fernandes/WikiCommons
Marina Silva
1 de 1 Marina Silva - Foto: Yone Fernandes/WikiCommons

O empresário Léo Pinheiro, da OAS, afirmou nas negociações para fechar um acordo de delação premiada na Lava Jato que representantes da ex-senadora Marina Silva pediram contribuição para o caixa dois da campanha presidencial de 2010. Segundo informações da Folha de S. Paulo, ela não queria ser associada a empreiteiras.

Ainda de acordo com o jornal, Pinheiro teria dito que a contribuição foi pedida por Guilherme Leal, sócio da Natura e um dos principais apoiadores de Marina Silva, e Alfredo Sirkis, um dos coordenadores da campanha do PV – partido pelo qual a ex-senadora disputou a presidência naquele ano. Ambos negaram o recebimento de contribuições ilícitas.

Leal e Sirkis teriam se reunido com Pinheiro em maio de 2010, quando a campanha ainda não havia começado. A OAS fez uma doação de R$ 400 mil ao PV do Rio de Janeiro, que foi registrada na Justiça eleitoral.

A ex-senadora negou à reportagem da Folha que tenha usado recursos de caixa dois na disputa presidencial de 2010. Seria por ter ocorrido antes da campanha que a contribuição não aparece na prestação de contas da disputa daquele ano.

José Serra
O senador José Serra (PSDB-SP) também foi citado nas negociações da OAS para firmar acordo de delação premiada na Lava Jato. Ele está na lista de políticos que a empreiteira promete delatar com informações sobre doações para campanhas eleitorais.

Serra também pode aparecer na delação da Odebrecht. Ele já integra a lista encontrada na casa de um dos executivos da empreiteira durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Acarajé. Procurado pela Folha, o senador não se pronunciou. Com informações da Folha de S. Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?