metropoles.com

Renan sugere que Moro quer foro para se blindar de investigações

Há especulações de que o ex-juiz poderá desistir de disputar o Planalto para concorrer a uma vaga no Senado Federal na eleição deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
renan-calheiros
1 de 1 renan-calheiros - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em meio às especulações de que o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) poderia desistir de disputar à Presidência da República para concorrer a um mandato no Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) sugeriu, nesta segunda-feira (3/1), Moro estava à procura de foro privilegiado para se blindar de investigações contra ele.

Crítico de Moro e da Operação Lava Jato, da qual foi alvo, o senador disse que o ex-ministro da Justiça é um “ex-juiz parcial e incompetente” e “está obcecado por um mandato” para evitar as “investigações sobre o quanto lucrou para golpear a democracia e fraudar uma eleição”. Calheiros finalizou com uma pergunta irônica: “Moro precisa de foro?”

“O ex-juiz parcial e incompetente está obcecado por um mandato. As investigações sobre quanto lucrou para golpear a democracia e fraudar uma eleição abalaram. É uma trajetória de mentiras, tocaias e trapaças. Moro precisa de foro?”, ironizou.

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou que a empresa Alvarez & Marsal, para a qual Moro trabalhou, revele quanto pagou ao ex-juiz depois que ele deixou a companhia em outubro do ano passado para entrar na política. Moro repudiou o que considerou insinuações levianas do órgão de fiscalização.

A Alvarez & Marsal é uma consultoria norte-americana especializada em recuperação judicial e tem como clientes Odebrecht e OAS, investigadas pela Lava Jato.

5 imagens
O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)
O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)
O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)
1 de 5

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 5

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 5

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 5

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)

Fábio Vieira/Metrópoles

Dantas afirmou em despacho anterior que atos de Moro contribuíram para a quebra da Odebrecht, e quer saber se a Alvarez & Marsal foi beneficiada por eles ao se envolver na recuperação da empreiteira e de outras organizações investigadas sob o comando de Moro.

Sobre a suposta eleição fraudada citada por Renan Calheiros, trata-se do fato de Moro ter vazado informações sobre da delação do ex-ministro Antonio Palocci às vésperas da eleição de 2018, o que favoreceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Após eleito, o presidente convidou Moro para ocupar o ministro da Justiça e Segurança Pública, do qual saiu em abril de 2020.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?