metropoles.com

Renan pressiona Pacheco e Lira e diz que a CPI vai seguir “adiante”

Relator da CPI da Covid-19 afirmou que o colegiado não tem o apoio explícito dos presidentes do Senado e da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O relator da CPI da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), criticou, nesta sexta-feira (9/7), a posição do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre os trabalhos do colegiado.

Calheiros afirmou que a comissão não tem o apoio explícito dos presidentes. “Temos tidos dificuldades no encaminhamento das demandas, não da CPI, mas da própria investigação”, disse.

O relator fez um “apelo” à dupla: “Apelo ao presidente da Câmara, que não tem perdido a oportunidade para falar mal dos trabalhos da CPI, e um apelo ao presidente do Senado para que, definitivamente, apoie os trabalhos, porque nós vamos adiante”.

O senador voltou a dizer que a “CPI não vai investigar instituições”.

“Temos responsabilidade institucional, mas vamos investigar, sim, o que aconteceu nos porões do Ministério da Saúde. Vamos cobrar punição dos seus responsáveis, sejam eles civis ou militares. O povo brasileiro terá a resposta que essa comissão parlamentar de inquérito dará”, resumiu.

“Slogan do governo”

O relator também rebateu os ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao colegiado. Na quinta-feira (8/7), o chefe do Executivo apontou que não responderia à carta com pedidos de informação: “Caguei”, disse o presidente, demonstrando irritação com o questionamento.

Em resposta, Calheiros disse, na sessão, que “ficou estupefato com a forma como o presidente recebeu a carta”.

“Todos nós sentimos esses odores irrespiráveis que empestearam o Brasil e mataram tantos inocentes. Não podemos ter medos de arreganhos ameaças e intimidações. Nada vai nos impedir, estamos cumprindo um mandamento do povo brasileiro”, prosseguiu.

Antes de entrar na sala da CPI da Covid, ele afirmou que “a palavra sintetiza o governo de Bolsonaro”. “Eu nunca vi uma palavra só que sintetizasse um governo quanto esta. Aliás, se o governo estava com dificuldades para encontrar um slogan, definitivamente o encontrou”, disse o relator ao chegar, nesta sexta-feira (9/7), à CPI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?