Renan defende Lei de Abuso ante operação da PF contra auditores
“E ainda tem gente dizendo que o Brasil não precisava de uma lei contra abuso de autoridades”, escreveu o senador em rede social
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou a operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quarta-feira (02/09/2019), contra auditores da Receita Federal para defender a Lei de Abuso de Autoridade. A legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).
“E ainda tem gente dizendo que o Brasil não precisava de uma lei contra abuso de autoridades”, escreveu o senador alagoense em rede social. A declaração foi feita junto a uma reportagem sobre a operação da PF contra auditores que extorquiam dinheiro de alvos da força-tarefa da Operação Lava Jato.
O grupo alvo da PF e do Ministério Público Federal (MPF) usava peças de inquéritos e de processos da operação, principalmente as que tratavam de acúmulo de patrimônio ou de movimentação financeira do envolvido. Com isso, cobravam propina da vítima em troca do cancelamento de multas milionárias por sonegação fiscal.
Renan Calheiros foi um dos principais articuladores do projeto durante a passagem do texto no Senado. Durante sessão no Congresso, o senador afirmou ter sido “vítima” por muito tempo da “perseguição desse grupo perverso de procuradores do MPF”.