metropoles.com

Renan critica depoimento de Wajngarten: “Reiteração de mentiras”

Relator da CPI da Covid chegou a pedir prisão em flagrante do depoente por, segundo ele, mentir à comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Rena Calheiros - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do ex-ministro de Estado da Saúde Luiz Henrique Mandetta
1 de 1 Rena Calheiros - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do ex-ministro de Estado da Saúde Luiz Henrique Mandetta - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O relator da CPI da Covid, senador  Renan Calheiros (MDB-AL), se mostrou visivelmente irritado com a decisão do presidente do colegiado,  Omar Aziz (PSD-AM), de não atender o pedido de prisão em flagrante do ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten.

Na avaliação do relator, Wajngarten mentiu à CPI. “[O depoimento] Foi uma reiteração de mentiras. A questão é que diante do flagrante evidente, cada um tá obrigado a encaminhar uma providência e nós encaminhamos”, disse a jornalistas.

Renan negou, porém, que irá se opor à decisão de Omar Aziz de não prender o ex-secretário. “Qualquer questão que a gente encaminhar vai parecer que é contra o presidente da CPI. Vamos aguardar, vamos ver como é que a coisa evoluir”, finalizou.

Renan foi um dos senadores a pedir a prisão de Wajngarten, negada por Aziz. “Não serei carcereiro”, afirmou.

“A gente não pode tornar o país pior do que já está. Eu não tomarei essa decisão. Tenho tomado decisões equilibradas até o momento. Daí a ser carcereiro de alguém, não. Sou democrata. Se ele mentiu, podemos fazer um relatório e ele ser indiciado. Eu não farei isso”, defendeu Aziz.

“Vocês [senadores] não vão diminuir a CPI. Não é porque uma pessoa vem aqui e se contradiz, que vamos acabar com a CPI”, concluiu.

5 imagens
Opositores pedem quebra de sigilo de Pazuello e Wajngarten
Senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid
Senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues
Fabio Wajngarten na CPI da Covid
1 de 5

Fabio Wajngarten chega ao Senado para depor na CPI

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 5

Opositores pedem quebra de sigilo de Pazuello e Wajngarten

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 5

Senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Fabio Wajngarten na CPI da Covid

Jefferson Rudy/Agência Senado

Wajngarten prestou depoimento desde a manhã na CPI da Covid, nesta quarta-feira (12/5). Às 17h10, os trabalhos da CPI foram suspensos para que os parlamentares participassem da sessão do Senado. A oitiva deve continuar no início da noite.

“Espetáculo de mentira”

Para Renan Calheiros, os motivos para a prisão do ex-secretário são claros. “Vossa excelência mentiu por causa dos áudios, mentiu pela entrevista que deu, mentiu. Isso cabe ao presidente. É a primeira vez que alguém vem a uma CPI e mente”, disse Renan. “Diante do flagrante evidente, vou pedir a prisão de vossa senhoria. O espetáculo de mentira que vimos aqui não pode se repetir”, acrescentou.

Horas antes, o próprio senador Renan Calheiros já havia feito uma ameaça de que solicitaria a prisão. Segundo o relator, Wajngarten também teria mentido à CPI da Covid ao dizer que não tinha conhecimento da existência de um “ministério paralelo”.

“Vossa senhoria é a prova da existência dessa consultoria [paralela] porque iniciou essa negociação, dizendo-se em nome do presidente. É a prova. Vossa excelência é a primeira pessoa que incrimina o presidente da República”, declarou Renan.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também cobrou a prisão de Fabio Wajngarten por, segundo ele, mentir à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

Alessandro Vieira pressionou Wajngarten sobre suas declarações à revista Veja, em que culpa o governo federal pelo fracasso na aquisição de doses da Pfizer. “É melhor mentir à Veja do que à CPI, aqui dá cadeia”, disparou o senador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?