metropoles.com

Renan cita Tribunal de Nuremberg e irrita governistas: “Coisa odienta”

Senadores discutiram durante oitiva destinada a colher o depoimento da secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Fernando Bezerra Coelho_senador
1 de 1 Fernando Bezerra Coelho_senador - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), irritou a ala governista do colegiado ao citar o Tribunal de Nuremberg, na sessão desta terça-feira (25/5). A audiência é destinada a colher o depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. 

Antes de dirigir os questionamentos à “Capitã Cloroquina“, como é conhecida, Renan comparou a importância dos trabalhos da CPI ao julgamento que resultou na condenação de nazistas pelo genocídio de judeus.

A citação irritou os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que é líder do governo no Senado.

“Desculpe, senhor relator, é um absurdo querer comparar a sessão daqui com um genocídio que ocorreu na Alemanha. Isto é um absurdo, é mais que um pré-julgamento, é uma coisa odienta. Isso não existe. Isso vai ficar registrado nos anais do Senado Federal. Qualquer paralelismo é um absurdo”, disparou Bezerra.

Renan, então, negou a comparação: “Não estou comparando. Eu estou usando como referência. Não vou ser censurado”, respondeu.

“Não podemos comparar uma barbárie como o holocausto com uma tragédia como a pandemia no Brasil. Não podemos dizer, e por isso não há pré-julgamento, que aqui não ocorreu um genocídio. Não podemos dizer, ainda. Mas podemos dizer, sim, que há uma semelhança assustadora, terrível, tenebrosa, perturbadora”, continuou o senador.

Neste momento, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) atacou o relator. “Só tem semelhança na cabeça de louco igual você”, afirmou o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que não é membro da CPI, mas tem participado das oitivas.

No Twitter, ainda durante a sessão, o relator da CPI da Covid voltou a negr a comparação entre pandemia e holocausto e alfinetou as autoridades que depuseram na comissão.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com o desabastecimento de oxigênio hospitalar, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?