metropoles.com

Renan: “Bolsonaro será responsabilizado se CPI provar algo contra ele”

“Em nenhum outro lugar, o chefe de Estado ou de governo falou publicamente esses absurdos para os seus governados”, disse o relator da CPI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Relator da CPI da COVID, Renan Calheiros, após primeira reunião da Comissão 5
1 de 1 Relator da CPI da COVID, Renan Calheiros, após primeira reunião da Comissão 5 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid-19 instalada no Senado, afirmou, neste sábado (8/5), que espera que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não tenha qualquer responsabilidade sobre o agravamento da pandemia no país, em um cenário no qual mais de 400 mil pessoas já morreram. Porém, o emedebista ressaltou que, caso algo contra o presidente seja provado, ele será responsabilizado. As informações são de O Globo.

“Eu espero que o presidente da República não tenha responsabilidade com o agravamento do morticínio no Brasil. Espero que a CPI não chegue a tanto. Mas se a CPI chegar, não tenho nenhuma dúvida que ele será responsabilizado, sim”, disse Renan, em entrevista ao Grupo Prerrogativas, que reúne advogados.

“Não dá para comparar, por tudo isso, a circunstância do Brasil com a de nenhum outro país. Em nenhum outro lugar, o chefe de Estado ou de governo falou publicamente esses absurdos para os seus governados, para a sua população. Então não dá. Só tivemos isso no Brasil”, reforçou.

Para o relator da Comissão, o que deve ser levado em conta no momento é a maneira como o governo minimizou a pandemia.

“Como o governo entendia que ela não era letal, não causa mortes, como o governo minimizou o papel da vacina, que é o único instrumento que pode resolver o problema, e como o governo fechou as portas para os produtores de vacinas”, ressaltou.

“Não foi só para a Pfizer. Por quê? Porque o presidente disse várias vezes que não acreditava na vacina, muito menos na chinesa, que quem tomasse ia virar jacaré e afinar a voz”, complementou.

Políticas equivocadas

Renan reforçou que ainda não há como responsabilizar o presidente da República ou querm quer que seja. Segundo ele, como a CPI está apenas começando os trabalhos, o objetivo de seus integrantes é fazer uma revisão nas “politicas equivocadas” para salvar vidas e investigar o que aconteceu.

“Há a percepção da sociedade de que, se o governo tivesse feito certo, e o governo tem na CPI uma oportunidade para mostrar que fez certo, certamente também não teríamos tido que conviver com esse morticínio todo, transformado o Brasil em cemitério do mundo”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?