metropoles.com

Relatório da reforma administrativa desagrada deputados do Novo a PSol

Parlamentares da direita e da esquerda tentam mudança na proposta, sob a possibilidade de enterrá-la na comissão especial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook/Arthur Maia
deputado arthur maia
1 de 1 deputado arthur maia - Foto: Reprodução/Facebook/Arthur Maia

O relatório da Proposta e Emenda à Constituição (PEC) n° 32/20, da reforma administrativa, apresentado pelo deputado Arthur Maia (DEM-BA, foto principal) desagradou parlamentares da direita e da esquerda. Eles ameaçam derrotar a proposta na comissão especial que analisa a PEC na Câmara dos Deputados.

Temendo ter a proposta enterrada na comissão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação para a próxima terça-feira (21/9). Insatisfeitos, deputados tentaram negociar com o relator da PEC, Arthur Maia, ainda durante a noite dessa quarta-feira (15/9), sem sucesso.

Os coordenadores das bancadas dos partidos que compõem a comissão estão reunidos durante toda a manhã desta quinta-feira (16/9) com o presidente do colegiado, Fernando Monteiro (PP-PE), e com o relator da PEC tentando negociar mudanças. O debate se estenderá ao colégio de líderes que se reunirá na tarde desta quinta-feira. Há a expectativa que alguns partidos desembarquem da proposta.

Atendendo à demanda da bancada da bala, Maia apresentou um texto com vantagens aos profissionais da força de segurança, mas não contemplou as demandas de deputados do Novo e do DEM por medidas anti-privilégios e avaliações mais rígidas da cláusula de desempenho. Os da esquerda já resistem à proposta por causa da perda de direitos.

A Central de Lideranças Públicas (CLP) divulgou nota criticando os “novos privilégios para as polícias” e outros trechos, como o desligamento por obsolescência.

“Esse texto está dialogando com o retrocesso e inteiramente favorável ao patrimonialismo, corporativismo e clientelismo, sendo impossível de ser revertida por destaques, emendas ou por demais mecanismos democráticos. O CLP é a favor de uma reforma administrativa, mas terminantemente contrário à PEC 32”, diz a nota.

Veja a nota da CLP:

Nota Oficial Contra a PEC 32 by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?