metropoles.com

Relatório da PF pode levar CPI da Petrobras a convocar Lula

Integrantes da CPI da Petrobra defendem a convocação do ex-presidente para explicar as suspeitas de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Integrantes da CPI da Petrobras na Câmara defendem a convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele explique suspeitas de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. Desde maio, há na pauta da CPI requerimento para convocar o petista, sem que tenha sido colocado em pauta para votação. Relatório da Polícia Federal sobre a Operação Lava Jato diz que o ex-presidente pode ter tido ganhos políticos com o esquema na Petrobras, uma vez que atendeu a sua base de apoio no Congresso.

O relatório da PF é baseado em delações premiadas de Alberto Youssef (doleiro), Pedro Barusco (ex-gerente da Petrobras) e Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento). Em depoimento à CPI, em Curitiba, onde está preso, o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) também citou Lula ao afirmar que Paulo Roberto foi colocado pelo petista na diretoria de Abastecimento. O ex-executivo é um dos principais delatores da Lava Jato e já admitiu ter repassado propina a partidos políticos como condição para permanecer no cargo. “Só não prenderam o Lula porque ninguém teve coragem”, disse o ex-deputado à CPI. “O presidente Lula convidou o Paulo Roberto para ser diretor de Abastecimento”, contou ele em depoimento para os deputados.

Foi com base no depoimento de Pedro Corrêa que a deputada Eliziane Gama (PPS-MA) apresentou em maio requerimento para convocar Lula. “Com o avanço das investigações, já passou da hora de o presidente ser ouvido pela CPI. Até porque ele foi um dos principais beneficiários do esquema de corrupção”, disse a deputada.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o PT informou “que não vai se pronunciar pois não tem conhecimento oficial dessa demanda da Polícia Federal”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?