metropoles.com

Relator rejeita inclusão de distritão em relatório da reforma política

O sistema eleitoral onde os mais votados são eleitos começou a ganhar força entre os parlamentares com o agravamento da crise política

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
1051248-1-25.10.2016_fpzzb-3942
1 de 1 1051248-1-25.10.2016_fpzzb-3942 - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O relator da Reforma Política em discussão na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), disse nesta terça-feira, 30/5, que não está disposto a incluir em seu relatório o distritão, sistema eleitoral onde os mais votados são eleitos. O modelo eleitoral começou a ganhar força entre os parlamentares nos últimos dias, com o agravamento da crise política.

“A minha disposição é nenhuma, mas aqui quem manda é a maioria”, declarou o petista. Cândido avisou que vai insistir no voto em lista pré-ordenada. “O distritão está crescendo o apoio, mas também não é tranquilo. Não dou como certo a tese de que o distritão será vitorioso”, emendou.

Durante a sessão desta tarde, Cândido sofreu pressão para mudar seu parecer prévio. “Somos contra a lista fechada, pré-ordenada, sem ter a flexibilidade de o eleitor poder se manifestar”, criticou a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP).

Representante da bancada do PSDB na Câmara, o deputado Marcus Pestana (MG) disse que era contra o distritão, mas que, ao conversar com os tucanos e com outros partidos, se deu conta de que o modelo de lista fechada será rejeitado pela população. “A lista não passa neste plenário e a realidade brasileira não criou ambiente para esse sistema de lista”, comentou.

O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) foi um dos poucos a sair em defesa da lista fechada e disse que era “falácia” a tese de que o distritão será “a salvação da humanidade”, uma vez que vai privilegiar a eleição de artistas e jogadores de futebol. “O distritão é o pior dos mundos”, concluiu.

Na sessão desta tarde, houve pedido de vista do parecer prévio. A expectativa é que o relatório só será votado na próxima semana

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?