metropoles.com

Relator nega que texto da reforma começará “do zero”

Samuel Moreira se reuniu neste domingo com Maia e Marinho. Segundo o deputado, o encontro foi normal e corriqueiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Samuel Moreira
1 de 1 Samuel Moreira - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), se reuniu neste domingo (19/05/2019), com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho. No encontro, eles trataram dos pontos que farão parte do relatório a ser apresentado na Comissão Especial da Câmara.

Moreira nega que haja uma reforma “do zero”, em substituição à proposta do governo. Segundo ele, o encontro foi “normal e corriqueiro” para dar “funcionalidade” ao texto a ser apresentado na comissão que analisa a reforma. A reunião ocorreu de manhã, na residência oficial da Câmara. Na tarde de segunda-feira (20/05/2019), ele pretende se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A informação sobre um substitutivo da proposta do governo foi divulgada na quinta-feira (16/05/2019). Na avaliação do próprio Moreira e da equipe econômica, a notícia fez parecer que o texto apresentado pelo Planalto seria abandonado integralmente e uma nova proposta seria apresentada.

Na Câmara, há consenso de que alguns pontos da reforma não passam como foi proposto pelo governo, como por exemplo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria rural. Mas essa reação já era esperada, mesmo antes da divulgação do possibilidade de um texto substitutivo.

Em relação ao sistema de capitalização, o relator tem dito que, da forma que o governo colocou, não existe uma obrigação de substituição do sistema. Desta maneira, a Câmara poderá adotar um sistema misto, onde coexista o sistema solidário e no qual pessoas possam optar pela capitalização.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?