metropoles.com

Relator faz plantão na Economia para ajustar texto da Previdência

Impasse sobre a inclusão de estados e municípios na reforma pode atrasar o relatório que será apresentado na comissão especial da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/ Agência Brasil
Samuel Monteiro, Previdencia Social, Economia
1 de 1 Samuel Monteiro, Previdencia Social, Economia - Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Com o impasse sobre a inclusão – ou não – de estados e municípios no texto da reforma da Previdência, os trâmites da proposta avançam em ritmo lento e a principal tarefa do relator da comissão especial da Câmara dos deputados que analisa o assunto, deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP, foto em destaque), é buscar ajustes no texto que apresentará. Por conta disso, este sábado (08/06/2019) foi de conversas e articulações em Brasília.

Moreira e o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, foram no início da noite até o Ministério da Economia, para um plantão com a equipe técnica da pasta e consultores legislativos da Câmara.

Na reunião, estão o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, o secretário adjunto de Previdência, Narlon Nogueira, e outros membros da Secretaria de Previdência.

Na pauta desta agenda, estão prováveis alterações no relatório que Moreira apresentará na comissão, o que está previsto para ser feito na semana que vem, mas só depois de uma conversa que o relator pretende ter com os governadores.

E os entendimentos com os gestores estaduais será exatamente para definir se estados e municípios serão incluídos na abrangência das medidas propostas para a Nova Previdência.

Os governadores já marcaram uma reunião em Brasília na terça-feira (11/06/2019) para debater esse ponto. A ideia de Moreira é aproveitar a ocasião para entender qual o posicionamento dos gestores, que já se colocaram favoráveis à inclusão de estados e municípios.

Líder visita Bolsonaro
Mais cedo, o líder do governo na Câmara dos Deputados, major Vitor Hugo (PSL-GO), encontrou-se com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Palácio da Alvorada, para relatar a quantas anda a reforma da Previdência.

Após o encontro, o líder afirmou à imprensa que é difícil prever um cronograma de apresentação do relatório de reforma na comissão especial, já que a data depende do relator. Vitor Hugo garantiu que vem conversando com o presidente da comissão, Marcelo Ramos (PL-AM), para que os trâmites aconteçam o mais rápido possível.

“Conversei com o presidente da comissão especial sobre acordos que permitirão que a discussão ocorra. A intenção é que a gente chegue ao término com uma obstrução que seja razoável, mas não seja impeditiva”, afirmou Vitor Hugo.

Mapear votos
O líder do governo espera que a primeira apresentação do texto ocorra logo após a reunião de governadores. “A partir do momento que tivermos esse novo texto, do relator, a gente inicia as conversas com os líderes pra mapear os votos”, afirmou o major.

Vitor Hugo afirmou, ainda, que tem conversado com líderes e deputados e que acredita que a maioria já está convencida a votar a favor da reforma. (Com informações da GloboNews)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?