metropoles.com

Relator do Minha Casa, Minha Vida, Marangoni é cotado para ministério

Deputado pelo União Brasil de São Paulo, Marangoni ganhou forças para assumir o Ministério das Comunicações numa possível reforma do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputado Marangoni
1 de 1 Deputado Marangoni - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Relator da MP do programa Minha Casa, Minha Vida, o deputado federal Marangoni (SP) figura entre os nomes cotados no União Brasil para possíveis trocas nas indicações do partido na Esplanada dos Ministérios. O parlamentar é nome próximo ao líder da bancada, Elmar Nascimento (BA), e pode substituir o correligionário Juscelino Filho (MA) no Ministério das Comunicações.

Marangoni foi bastante elogiado pelos seus pares, inclusive os governistas, pelo papel de relator durante a comissão mista responsável por analisar e sugerir possíveis mudanças à Medida Provisória 1.162/23, que relança o programa Minha Casa, Minha Vida. A MP foi editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para regulamentar uma das principais bandeiras do seu governo, responsável por atendimento habitacional a famílias de baixa renda. A matéria foi aprovada em plenário nesta quarta (7/6).

Na avaliação de colegas parlamentares do chamado Centrão, ouvidos sob reserva pelo Metrópoles, a relatoria deu mais relevância ao mandato de Marangoni. Durante as conversas, ele dialogou com membros do governo Lula e também instituições ligadas à administração, como a Caixa Econômica Federal, além de entidades particulares. Agora, bancos privados, digitais e cooperativas de crédito poderão operar no programa.

Integrantes do Centrão, principalmente os de primeiro mandato, apoiam a indicação de Marangoni para o ministério. Eles destacam a “capacidade de diálogo” do deputado e sua atuação para unir a bancada. Marangoni, segundo apurou a reportagem, promove encontros semanais com alguns colegas em Brasília regados a vinhos e pizzas em sua residência. O deputado é visto como “aconselhador” informal para alguns deles.

A relatoria, defendem seus colegas, não foi dada a Marangoni visando um possível espaço entre os ministros do governo Lula. Houve, porém, uma coincidência entre o mau momento vivido pelo governo na Câmara dos Deputados, o que levou a questionamentos sobre o espaço ocupado pelo União Brasil na Esplanada, com três ministérios.

Avalia-se a necessidade de mudanças para acomodar a bancada do União Brasil na Câmara. As reclamações dão conta de que os nomes indicados pelo partido acomodam apenas a bancada do Senado, representada por Davi Alcolumbre (AP).

Enquanto isso, Elmar Nascimento, líder do União na Câmara, teve recentemente um encontro com Lula. O deputado, segundo apurou o Metrópoles, ouviu do presidente um reconhecimento de “erro” pelo veto recebido do PT durante a transição, quando ele foi cotado para ser ministro. Além disso, houve promessa de melhor tratamento à bancada do partido.

Turismo

Enquanto isso, outro nome do União Brasil cotado para assumir um posto de primeiro escalão no governo Lula é Celso Sabino (PA). O deputado pode assumir o ministério do Turismo no lugar de Daniela do Waguinho (RJ). A troca recebeu recebeu sinal verde do presidente da sigla, o também deputado federal Luciano Bivar (PE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?