metropoles.com

Relator da tributária quer entregar parecer em 28 de abril

A expectativa é que o parecer do texto único da reforma seja encaminhado à comissão especial da Câmara em maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Dusek/Estadão
AGUINALDO / ENTREVISTA (ESPECIAL EXCLUSIVA)
1 de 1 AGUINALDO / ENTREVISTA (ESPECIAL EXCLUSIVA) - Foto: André Dusek/Estadão

O relator da reforma tributária na comissão mista, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), entregará o parecer da proposta única do Congresso Nacional no próximo 28 de abril. A data extrapola o prazo de 45 dias imposto ao colegiado para debater a matéria, que seria encerrado em 16 de abril.

A expectativa de Aguinaldo é que o relatório seja votado em 5 de maio para, então, ser analisado na comissão especial da Câmara dos Deputados. Depois disso, a proposta de emenda à Constituição (PEC) é apreciada no plenário da Casa, em dois turnos, e encaminhada ao Senado Federal.

O plano de trabalho foi definido nesta quarta-feira (04/03/2020), na primeira reunião do colegiado. A instalação do grupo ocorreu apenas em fevereiro, dois meses depois do anúncio da criação, feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A comissão mista, composta por 25 deputados e 25 senadores, discute duas propostas: a PEC 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que está em discussão na comissão especial da Câmara; e a PEC 110/2019, assinada por Alcolumbre com mais 66 senadores, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Segundo a PEC 45, os tributos federais PIS, Cofins e IPI, o estadual ICMS e o municipal ISS seriam substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A receita seria compartilhada tanto para a União quanto para estados e municípios.

Já a PEC 110/2019, assinada por Alcolumbre com mais 66 senadores. Em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o texto foi baseado na reforma do ex-deputado Luiz Carlos Hauly, e seriam extintos IPI, IOF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, Salário-Educação e Cide Combustíveis — além do imposto estadual ICMS e o municipal ISS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?