metropoles.com

Relator da reforma tributária no Senado apresenta parecer com IVA dual

Modelo é semelhante ao adotado no Canadá, onde há apenas um imposto federal e outro estadual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Roberto Rocha
1 de 1 Roberto Rocha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O relator da reforma tributária do Senado Federal, Roberto Rocha (PSDB-MA), apresenta, nesta quarta-feira (18/09/2019), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parecer da proposta que pretende simplificar e unificar o sistema de tributos no país.

A proposta tem como eixo principal a criação do chamado Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), que será uma fusão de tributos federais, estaduais e municipais. O IBS terá características similares ao Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), mas seguirá o modelo canadense, chamado “IVA dual”.

“Criou-se nos estados uma guerra fiscal. O que se deseja é a simplificação e a modernização do sistema de tributos. O IBS reúne nove impostos, mas o governo federal deseja ter o próprio –  a carga tributária, contudo, continua a mesma, com 65% para as unidades federativas e 35% para a União”, explicou Roberto Rocha.

No âmbito federal, serão incorporados o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), inclusive a Cofins-Importação; as contribuições para o  Programa de Integração Social e para Programa do Servidor Público (PIS/Pasep); o imposto sobre operações financeiras (IOF) e o salário-educação.

Já nos estados e no Distrito Federal, será agregado ao novo tributo o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS). Além disso, integra-se ao IBS o Imposto sobre Serviço de qualquer natureza (ISS).

Rocha, por sua vez, retirou qualquer menção à desoneração da folha de pagamento, o que contraria o desejo do governo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, havia mencionado publicamente o desejo de alterar a medida para “gerar mais empregos”. Entretanto, o relator optou por deixar como está, até porque o Executivo ainda não enviou forlmalmente a proposta de reforma.

Ainda de acordo com o relatório, o imposto de renda incorporará a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Já para os tributos sobre a propriedade, será cobrado o imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) a embarcações e aviões. A arrecadação, por sua vez, será transferida aos municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?