metropoles.com

Relator da Previdência nega reforma alternativa fora da Constituição

Deputado Arthur Maia (PPS-BA) disse não ser possível aprovação de mudanças por projeto de lei ou medida provisória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
arthur-maia-840×560
1 de 1 arthur-maia-840×560 - Foto: Reprodução/Facebook

Após o governo admitir nessa segunda-feira (19/2) que o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro suspenderá a tramitação da reforma da Previdência, o relator da proposta na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (PPS-BA), negou nesta terça (20) a possibilidade de as mudanças nas regras de aposentadoria serem viabilizadas por medidas infraconstitucionais – ou seja, sem alterar a Constituição.

Maia disse que “não há o que fazer” fora do formato de emenda constitucional. “Não vejo nada que possa ser mudado naquele projeto que seja de natureza infraconstitucional. É uma PEC [proposta de emenda constitucional], tudo que está ali é de natureza constitucional”, afirmou. O relator também descartou a votação da reforma após uma possível revogação do decreto de intervenção federal, passado o período eleitoral.

Nessa segunda-feira, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), acenou com uma possibilidade de apreciação da proposta pelo Congresso em novembro, desde que o governo entenda que as motivações para o decreto de intervenção (válido até dezembro de 2018) cessaram antes do período estipulado.

O deputado descreveu como “calamitoso” o cenário das contas públicas sem a votação da reforma. “Esse drama todo que estamos vivendo nos estados e municípios vai continuar. O que vai compensar a votação da reforma é aumentar imposto, privatizar. São medidas que tragam caixa”, disse.

Críticas
Em um discurso de “fechamento dos trabalhos”, Arthur Maia teceu duras críticas a parlamentares opostos à proposta. Entre eles, a relatora da intervenção federal no Rio de Janeiro, deputada Laura Carneiro (MDB-RJ). “A relatora, sempre contra a reforma, mas querendo mais dinheiro para a intervenção no Rio. É no mínimo antagônico e contraditório”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?