metropoles.com

Relator dá parecer favorável a projeto de desoneração da folha

A medida adia até 31 de dezembro de 2023 o prazo para contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Veneziano Vital do Rêgo
1 de 1 Veneziano Vital do Rêgo - Foto: Pedro França/Agência Senado

O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), apresentou, nesta quinta-feira (9/12), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2541/21, da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e sem alteração ao texto aprovado na Câmara dos Deputados. O projeto está na pauta de votação no plenário do Senado.

A medida adia até 31 de dezembro de 2023 o prazo para contribuição previdenciária sobre a receita bruta das empresas.

O prazo para recebimento de emendas é até as 14h desta quinta. Até então, apenas uma emenda foi apresentada ao relatório – para incluir empresas de fundição no rol de beneficiadas –, mas foi rejeitada pelo relator sob o argumento da necessidade de aprovar e sancionar a matéria com celeridade. Caso haja alteração, texto terá de voltar à Câmara.

“Ainda vivemos altos índices de desemprego, a subocupação e desalento. Neste sentido, a não prorrogação da desoneração da folha criaria óbices para a retomada de empregos, ao aumentar os custos de contratação de mão de obra em vários setores que, atualmente, podem optar pelo recolhimento da contribuição previdenciária sobre a receita bruta, ao invés da incidência da contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamento”, diz o relatório.

A proposta permite que as empresas substituam as contribuições previdenciárias, atualmente estipuladas no percentual de 20% sobre o salário dos funcionários, por uma alíquota da receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. Entre os setores que podem aderir ao modelo, estão as indústrias de tecidos, calçados, máquinas e equipamentos, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.

O projeto foi aprovado em novembro passado, em caráter conclusivo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou, na última terça-feira (7/12), após reuniões com empresários representantes dos setores beneficiados pela proposta, que a levaria diretamente ao plenário nesta quinta-feira.

Confira o relatório do projeto:

PL da desoneração da folha by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?