metropoles.com

Relator da CPI critica ausência da VTClog: “Essa gente não quer falar”

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou o não comparecimento de funcionários da empresa para depor e cobrou que STF paute recurso da CPI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Senador Renan Calheiros
1 de 1 Senador Renan Calheiros - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), classificou como “desespero” o não comparecimento da diretora-presidente da VTClog, Andréia Lima, no Senado Federal para depor ao colegiado. “Essa gente [VTClog] está vivendo o desespero de ver as revelações acontecerem pela comissão parlamentar de inquérito”, disse.

A oitiva com a representante da empresa responsável pela logística do Ministério da Saúde estava marcada para ocorrer nesta terça-feira (31/8), em substituição ao depoimento do motoboy da companhia Ivanildo Gonçalves Silva, que obteve decisão liminar favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) o autorizando a não comparecer à oitiva. Ambos optaram por não depor.

Calheiros criticou a decisão do ministro do STF Nunes Marques e cobra que o recurso movido pela cúpula da CPI da Covid contra a liminar seja apreciada pelo plenário.

“Seria muito importante que o Supremo pautasse para o plenário apreciar o nosso recurso. Porque esse depoimento é muito importante do ponto de vista da investigação desse motoboy, que sacou mais de R$ 6 milhões e, segundo informações, ele sacava e levava o dinheiro na casa dos beneficiados”, defendeu.

O relator acredita que a comissão não vai abrir mão do depoimento dos funcionários da empresa. “A VTClog encabeça uma série de contratos fraudulentos no Ministério da Saúde e com óbvios benefícios políticos. Essa gente não está querendo falar”, enfatizou.

5 imagens
Senadores Marcos do Val e Renan Calheiros
Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros
Líder do MDB, Eduardo Braga terá dificuldade para fechar apoio unânime ao texto
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
1 de 5

Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Senadores Marcos do Val e Renan Calheiros

Pedro França/Agência Senado
3 de 5

Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Líder do MDB, Eduardo Braga terá dificuldade para fechar apoio unânime ao texto

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Senador Renan Calheiros (MDB-AL)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Notificação

Mais cedo, Andréia Lima notificou que não compareceria, nesta terça, à CPI da Covid-19, alegando ter compromisso em São Paulo. A comissão ainda não marcou uma nova data para depoimento da investigada.

A diretora-presidente da empresa investigada disse estar “à disposição para contribuir com os trabalhos da CPI, mas devido à agenda prévia de viagem relacionada a logística de distribuição das vacinas”.

Segundo ela, a convocação foi feita após as 22h dessa segunda-feira (30/8), “às vésperas de tarefas inadiáveis que exigem a sua presença na capital paulista”.

A diretora-presidente da VTCLog disse que, entre outros compromissos em São Paulo, vai gerenciar todos os lotes recém-chegados de vacinas e, impreterivelmente nesta terça-feira, definir sobre a contratação de tecnologia para transporte da Pfizer a -70°C dentro dos prazos e necessidades do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?