metropoles.com

Relator: “Artigo do pacote anticrime não provocou soltura de André do Rap”

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) incluiu dispositivo usado pelo ministro Marco Aurélio Mello para soltar o traficante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Lafayette de Andrada_Luis Macedo-Câmara dos Deputados
1 de 1 Lafayette de Andrada_Luis Macedo-Câmara dos Deputados - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) afirmou, nesta terça-feira (13/10), que não é correto afirmar que o Artigo 316 do Código de Processo Penal, inserido no pacote anticrime, foi a causa da soltura do traficante André de Oliveira Macedo, o André do Rap, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PPC).

O deputado apresentou relatório substitutivo do pacote anticrime no plenário da Câmara dos Deputados, que foi aprovado, com a inclusão do dispositivo utilizado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), para soltar o traficante.

“Não é correto afirmar que o Artigo 316 foi a causa da soltura de um criminoso como André do Rap. O citado artigo apenas explicita que prisão preventiva não é condenação e, por isso, deve ser reavaliada a cada 90 dias. Todavia, entre os fundamentos que justificam a manutenção da prisão preventiva está a periculosidade do agente”, disse, em nota.

O parlamentar destacou ainda que não havia motivo para a soltura de André do Rap. “Sou contrário à liberdade para criminosos. Fui autor de várias modificações que endureceram o texto do pacote anticrime. Entre eles, o que dificulta a progressão de regime, o que proíbe a ‘saidinha’ para crimes hediondos, o que amplia a pena para crimes cometidos com armas de uso proibido, entre outros”, afirmou ele, acrescentando que “lugar de bandido é na cadeia”.

“O pacote anticrime foi um grande avanço na nossa legislação penal, na medida em que endurece as leis contra a criminalidade e que devemos lutar para que elas sejam efetivamente cumpridas, a fim de garantir uma segurança pública de qualidade para os brasileiros”, declarou.

3 imagens
Debate do grupo de trabalho do pacote anticrime
Ex-ministro Sergio Moro é o fiador do pacote anticrime
1 de 3

Ministros durante lançamento do pacote anticrime

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Debate do grupo de trabalho do pacote anticrime

Reila Maria/Câmara dos Deputados
3 de 3

Ex-ministro Sergio Moro é o fiador do pacote anticrime

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O deputado Capitão Augusto (PL-SP), relator do pacote anticrime na comissão especial da Casa, disse, nessa segunda-feira (12/10), que o dispositivo foi colocado à revelia e acreditava ser possível reverter no plenário, mas foi voto vencido.

No plenário, o relatório aprovado foi o de Lafayette de Andrada. Augusto, contudo, apresentou, nesta terça-feira (13/10), projeto para revogar o artigo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?