metropoles.com

Relator anuncia mudanças na Previdência após acordo com Centrão

O deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentará um complemento ao parecer e vai incorporar as sugestões feitas pelas legendas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Marcelo Freitas
1 de 1 Marcelo Freitas - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Para tentar aprovar nesta terça-feira (23/04/2019) a constitucionalidade da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, os governistas anunciaram um acordo com os partidos considerados do Centrão. Com isso, o relator da proposta, o deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), apresentará um complemento ao parecer e vai incorporar as sugestões feitas pelas legendas.

Entre os pontos a serem mudados, estão a manutenção da necessidade de que empresas recolham o FGTS de aposentados e o pagamento da multa de 40% da rescisão contratual deles. O governo também desistiu de retirar da Constituição a definição da aposentadoria compulsória. O relator se comprometeu a remover da proposta a competência exclusiva do Executivo para mudanças na Previdência e desistirá de fixar Brasília como foro exclusivo para ações previdenciárias.

Segundo Freitas, será realizada, apenas, uma complementação, o que não significa reabrir os prazos para a apreciação da proposta na comissão. As incorporações resultam da compilação de sugestões recebidas de 13 votos em separado apresentados pelos partidos de centro, conforme informou o relator.

O acordo dos governistas com o Centrão foi costurado com a participação do governo. Nesta terça-feira, o próprio secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, compareceu à CCJ para ajudar selar o pacto. A reunião da comissão está marcada para começar às 14h30.

A oposição seguirá com a estratégia de obstrução da pauta para tentar adiar a votação mais uma vez. O principal argumento dos oposicionistas é que o governo não apresentou os dados sobre os impactos financeiros da proposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?