metropoles.com

Registro Espúrio: Roberto Jefferson posa com fuzil e delator pede proteção

Renato Araújo Junior detalhou esquema de corrupção no Ministério do Trabalho em operação que tornou o ex-deputado réu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Jefferson
1 de 1 Jefferson - Foto: Reprodução/Twitter

O advogado Renato Araújo Junior, ex-assessor do Ministério do Trabalho e delator da Operação Registro Espúrio, pediu à Justiça Federal medidas judiciais cautelares contra o ex-deputado e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, e a filha, Cristiane Brasil.

Jefferson foi condenado no esquema de corrupção do Mensalão, em 2012, a 7 anos e 14 dias de prisão. Ele também é réu na Registro Espúrio.

Entre os pedidos cautelares estão a preservação da identidade, imagem e dados pessoais, bem como a proibição de que o ex-deputado e Cristiane se manifestem sobre temas relacionados ao processo em meios de comunicação, como fez Cristiane Brasil em conta no Instagram, ao conceder entrevista via transmissão ao vivo.

Roberto Jefferson é um dos novos aliados do presidente Jair Bolsonaro na tentativa do chefe do Executivo de conquistar o Centrão no Congresso. No domingo, Jefferson publicou uma imagem com arma de grosso calibre e disse que estava “se preparando para o bom combate (…) contra os traidores“.

Na petição enviada por Renato Araújo para a 12ª Vara Federal Criminal destaca que o presidente do PTB considera delatores como “traidores”. No texto, o delator afirma se sentir ameaçado.

“É preocupante que determinado réu em ação penal não tema a Justiça além de ameaçar magistrados e até mesmo ministros da Suprema Corte, sugerindo fechá-la, atenta contra a democracia e desafia as instituições. O que será capaz de fazer com o colaborador?”, escreveu o advogado na petição.

Acusação de tráfico de influência

Jefferson e Cristiane Brasil tentaram vincular o delator da Registro Espúrio ao ex-ministro da Justiça Sergio Moro. A acusação envolve uma suposta influência do ex-juiz para obter carta sindical para cliente do escritório da esposa, Rosângela.

Renato Araújo é servidor do Ministério do Trabalho, onde o esquema da Registro Espúrio se desencadeou. Ele ocupou diferentes cargos comissionados no Ministério do Trabalho e seria o contato de vários advogados, lobistas, sindicalistas e políticos no ministério.

Segundo Renato, ele e o ex-ministro tiveram um único contato e alega jamais possuir qualquer canal de comunicação com Sergio Moro.

As alegações que vinculam o escritório da esposa de Moro ao delator do esquema de corrupção tem origem no registro do Sindicato das empresas de gastronomia, entretenimento e similares do município de Curitiba (Sindiabrabar). A entidade obteve o registro em 20 de dezembro de 2016 e não consta a assinatura de Renato.

À época da liberação do registro, defende Renato, ele ocupava o cargo de assessor da Secretaria das Relações de Trabalho, que não lida com sindicatos.

Ameaça e sugestão de golpe

O ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, usou as redes sociais, nesse sábado (09/05), para sugerir que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demita os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ainda divulgou uma foto na qual segura uma arma e ameaça “combater os comunistas”.

“Bolsonaro, para atender o povo e tomar as rédeas do governo, precisa de duas atitudes inadiáveis: demitir e substituir os 11 ministros do STF, herança maldita. Precisa cassar, agora, todas as concessões de rádio e TV das empresas concessionárias Globo. Se não fizer, cai”, escreveu o político.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?