metropoles.com

Regina Duarte usa fala distorcida de Lula e é advertida pelo Instagram

Esta não é a 1ª vez que a atriz e ex-secretária do governo Bolsonaro é advertida pelo Instagram por publicar notícias falsas ou distorcidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Regina Duarte enxuga suor na testa. Ela veste uma roupa bege | Metrópoles
1 de 1 Regina Duarte enxuga suor na testa. Ela veste uma roupa bege | Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A atriz Regina Duarte, ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), foi novamente advertida pelo Instagram após compartilhar uma fala distorcida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu perfil na plataforma digital.

Na rede social, Regina usou um trecho de uma entrevista de Lula ao Flow Podcast, de outubro do ano passado, quando o petista era candidato à Presidência. Durante a entrevista, o então candidato disse que Jair Bolsonaro, seu adversário político, tem o costume de disseminar informações falsas e citou o episódio em que o ex-presidente afirmou que havia “pintado um clima” com adolescente venezuelanas.

“Eu estava vendo um vídeo do Bozo [Bolsonaro] esses dias, ele, naquele vídeo em que ele está falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: ‘Tenho que mentir. É preciso mentir. O político tem que mentir’. Porque é sempre mais fácil acreditar numa mentira. Uma mentira, minha mãe dizia, uma mentira ela, ela voa. A verdade engatinha. É sempre assim. Mas eu acho que você tem muitos políticos no Brasil que não mentem e que são pessoas sérias. Sabe?”, afirmou Lula na ocasião.

Ao compartilhar o trecho, Regina Duarte chamou Lula de “sem noção” e disse que o então candidato defendeu a mentira como arma política. O Instagram, então, colcou um aviso na postagem, dizendo que o trecho havia sido “adulterado”. “Verificadores independentes afirmam que o vídeo ou áudio foi editado de uma forma que pode enganar as pessoas”, diz o aviso da plataforma.

Advertências anteriores

Esta não é a primeira vez que a atriz e ex-secretária é advertida pelo Instagram por publicar notícias falsas ou distorcidas. No último mês, Regina Duarte compartilhou um vídeo no qual apoiadores de Bolsonaro tentam culpar manifestantes petistas pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

No vídeo, os manifestantes que invadiram os prédios agem como se estivessem protegendo o patrimônio público de supostos militantes de esquerda que estariam infiltrados. Ao compartilhar o vídeo, Regina Duarte escreveu: “A CPI sobre 8/1/23, em curso nestes dias, vai mostrar para o #mundo que o Brasil continua uma Nação seria”.

Em fevereiro deste ano, ela compartilhou um vídeo que tinha como título “Lula Não Foi Eleito pelo Povo, Ele Foi Escolhido e Eleito pelo STF e TSE”.

Em março, o Instagram passou a avisar novos seguidores de Regina Duarte de que a atriz costuma publicar notícias falsas em seu perfil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?