Reforma tributária será fatiada e terá mais de um relator, diz Lira
Presidente da Câmara dos Deputados nega briga por paternidade da proposta e afirmou que definirá trâmite nesta semana
atualizado
Compartilhar notícia
Após dissolver a comissão da reforma tributária, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (10/5) que a proposta vai avançar sem preocupação com a paternidade do projeto e de forma fatiada.
O parlamentar destacou que nesta semana serão definidos a tramitação e o formato da reforma tributária e que ela será dividida em, ao menos, duas partes: renda e consumo.
Vamos avançar com a reforma tributária sem nos preocupar com a paternidade do projeto. Esta semana devemos definir a tramitação, o formato. Temos aí duas reformas, a que envolve renda e a de consumo. Daremos um passo esta semana para fazermos a reforma de maneira ordenada.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) May 10, 2021
Além disso, Lira disse que conversará com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para decidir a questão dos relatores e tramitação.
Com relação a reforma tributária, havendo fracionamento na parte de renda, e muito provavelmente haverá, nós deveremos decidir por três ou quatro relatores diferentes e, na minha conversa hoje com o Presidente do Senado, nós definiremos juntos qual vai ser o trâmite da matéria.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) May 10, 2021
Durante a campanha à Mesa Diretora, na qual se elegeu presidente da Câmara, no início do ano, Lira já sinalizava o desejo de mudar a relatoria da reforma, que estava sob responsabilidade do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que é ligado ao antigo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Lira desfez a comissão da reforma tributária na última semana, sob o argumento de que ela havia ultrapassado o prazo regimental de funcionamento. Nos bastidores, comenta-se que o presidente da Câmara gostaria de uma reforma diferente da que foi apresentada por Ribeiro.