metropoles.com

Reforma da previdência é tema de Estado, não de governos, diz Caetano

“As gerações que agora nascem sequer repõem a dos seus pais”, defende o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Beto Barata/PR
Secretário de Previdência Social, Marcelo Caetano
1 de 1 Secretário de Previdência Social, Marcelo Caetano - Foto: Beto Barata/PR

O secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, defendeu nesta sexta-feira, (19/5), a reforma da Previdência proposta pelo governo do presidente Michel Temer, sem fazer qualquer referência à crise política gerada pela revelação da delação premiada dos executivos do frigorífico JBS.

“A reforma da Previdência é uma questão de Estado, não de governos”, afirmou Caetano, em palestra no segundo dia do XXIX Fórum Nacional, no Rio de Janeiro.

O secretário citou a questão demográfica. “As gerações que agora nascem sequer repõem a dos seus pais”, disse Caetano, lembrando que o ritmo de envelhecimento da população brasileira se dá num movimento mais acelerado do que o verificado na Europa.

O problema no Brasil é mais grave também porque o País “já parte de uma despesa previdenciária que é elevada”. Segundo Caetano, os gastos com Previdência dos setores público e privado no Brasil equivalem a 13% do Produto Interno Bruto (PIB), e tendem a subir por causa do envelhecimento da população.

Citando a importância de seguir o rito democrático para a aprovação da reforma, com discussão no Congresso Nacional, Caetano defendeu a proposta conforme saiu da comissão especial da Câmara dos Deputados.

“É, sim, uma reforma abrangente”, disse o secretário, defendendo a “harmonização” de regras entre os setores público e privado e a idade mínima de aposentadoria. “Idade mínima de 65 anos já existe para muita gente”, disse Caetano, referindo-se ao mínimo necessário para a aposentadoria por idade, conforme as regras atuais.

Caetano disse ainda que a proposta atual “tem um foco de afetar menos as pessoas que são mais pobres” e concluiu a palestra dizendo que a reforma da Previdência é necessária. “Assim como o sol nasce a cada dia, a gente observa que a cada ano a população envelhece e o debate da reforma da previdência permanece”, afirmou o secretário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?