metropoles.com

Redes sociais e plataformas se manifestam contra Lei das Fake News

Google, Facebook, Instagram, Twitter e Mercado Livre argumentam, em uma carta conjunta, que o PL prejudica os negócios e a livre internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Bolsonaro veta punição para quem divulgar fake news
1 de 1 Bolsonaro veta punição para quem divulgar fake news - Foto: Metrópoles

Google, Facebook, Instagram, Twitter e Mercado Livre se posicionaram, por meio de uma carta conjunta, contrários ao PL 2.630/2020, também conhecido como Lei das Fake News. No documento, as empresas afirmam que e a proposta prejudica os negócios e a livre internet.

As redes reiteram na carta a posição contrária à disseminação de notícias falsas, mas dizem que a proposta representa uma ameaça à internet livre democrática e aberta. O texto já passou pelo Senado Federal e ainda será apreciado na Câmara dos Deputados.

“A moderação de conteúdo on-line é uma tarefa que exige que as plataforma tomem medidas rápidas diante de novas ameaças. Por isso, precisamos de flexibilidade para poder agir para remover conteúdo nocivo. O texto, no entanto, traz exigências severas caso as plataformas tomem alguma medida que seja posteriormente questionada e revertida”, apontam, em nota.

As empresas dizem ainda que o “receio de uma enxurrada de processos judiciais” levará as plataformas a agirem menos na “moderação de conteúdo”, o que proporcionará um ambiente 0n-line mais “desprotegido do discurso de ódio e da desinformação”.

“Isso vai totalmente na contramão das demandas da sociedade pela preservação de um debate público saudável, confiável e em igualdade de condições”, argumentam.

De autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES), uma das principais mudanças introduzidas pelo projeto é a previsão de que, para criar uma conta em redes sociais e serviços de mensagem como o WhatsApp e o Telegram, o usuário terá de fornecer documento de identidade.

O texto também define que os provedores das redes sociais deverão desenvolver um sistema para validar esses dados e garantir que não há fraude.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?