metropoles.com

Rede vai ao STF para barrar MP que adia repasses da Lei Paulo Gustavo

Bolsonaro editou medida provisória em que transfere os pagamentos para os exercícios de 2023 e 2024, além de torná-los opcionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial Metrópoles
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, com destaque à estátua da Justiça - Metrópoles
1 de 1 Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, com destaque à estátua da Justiça - Metrópoles - Foto: Andre Borges/Especial Metrópoles

O partido Rede Sustentabilidade apresentou, nesta terça-feira (30/8), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nela, a sigla pede para derrubar a medida provisória que prevê o adiamento do pagamento dos recursos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 – ambas voltadas ao setor cultural.

Os repasses deveriam iniciar ainda neste ano e prosseguir ao longo do ano que vem. Contrário às leis, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou a MP, publicada na segunda (29/8), transferindo a aplicação das normas para 2023 e 2024 e tornando os repasses meramente opcionais, e não mais obrigatórios.

Para a Rede, há ausência total de compatibilidade da medida provisória assinada por Bolsonaro. Diante disso, a legenda pede a “suspensão imediata da eficácia da medida provisória”.

Um dos articuladores da ação é o líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (AP). Ele classificou a medida de Bolsonaro como um “desrespeito ao Parlamento”.

Ainda segundo ele, o chefe do Executivo “criou artificialmente uma nova função para as medidas provisórias”. “Bolsonaro a usa como mecanismo para burlar o processo legislativo constitucional, sobretudo quando manifestado em sua ultima ratio, com a derrubada de veto por maioria parlamentar”, defende na ADI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?