metropoles.com

Reale Júnior vê cenário para impeachment de Bolsonaro mais grave que “anteriores”

Jurista é o coordenador do grupo de trabalho que emitiu parecer sobre os crimes do presidente durante a pandemia da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
miguel reale 1
1 de 1 miguel reale 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O jurista Miguel Reale Júnior afirmou, nesta quarta-feira (15/9), que o quadro brasileiro é desolador e destacou que o cenário para o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é mais grave do que os motivos que causaram afastamentos anteriores. Ele é o coordenador do grupo de juristas que emitiu parecer sobre os crimes do presidente durante a pandemia.

“O quadro é desolador. Se formos olhar os impeachments anteriores, esse é de uma gravidade exponencial, pois se colocou em risco um número enorme de brasileiros para salvar a economia, de olho em processos eleitorais futuros”, avaliou Reale à direção da CPI da Covid-19.

O especialista ressaltou que a atitude do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia “não foi mera imprudência, era uma conduta pensada”, visando salvar a economia e a possível reeleição, em detrimento da vida dos brasileiros. “Tudo teve uma lógica e era uma lógica perversa”, disse.

Reale Jr. é um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi afastada do cargo em 2016.

3 imagens
Miguel Reale Jr
Miguel Reale Jr
1 de 3

Miguel Reale Jr

Antonio Cruz/Agência Brasil
2 de 3

Miguel Reale Jr

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Miguel Reale Jr

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), pretende entregar o relatório até 24 de setembro. A expectativa é que o documento seja votado e aprovado pela comissão em 29 de setembro, encerrando os trabalhos do colegiado.

Entregue pelos juristas, o relatório apontou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu crimes de responsabilidade, de saúde pública, contra a administração pública, contra a paz pública e contra a humanidade, dentre eles a infração de medidas sanitárias preventivas, charlatanismo, incitação ao crime e prevaricação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?