Randolfe Rodrigues vai convocar Osmar Terra e Paolo Zanotto para CPI
Vídeo divulgado pelo Metrópoles, nesta sexta-feira (4/6), mostra “ministério paralelo” orientando Bolsonaro contra vacinas
atualizado
Compartilhar notícia
Após vídeo divulgado pelo Metrópoles do “ministério paralelo” de Jair Bolsonaro (sem partido), o vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou, nesta sexta-feira (4/6), que quer convocar o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e o virologista Paolo Zanotto para prestarem depoimento à comissão.
O senador destacou que o vídeo é “a prova definitiva da existência do ‘gabinete paralelo’ que a CPI já investigava”.
A prova definitiva da existência do Gabinete Paralelo que a CPI já investigava. Estou convocando o Sr. Osmar Terra e o Sr. Paolo Zanotto para comparecer à CPI da COVID. https://t.co/9dJXZsVmJq
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) June 4, 2021
Com o de Randolfe, a comissão tem três requerimentos de convocação de Osmar Terra. Os outros foram protocolados pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE).
Em reunião no dia 20 de setembro do ano passado, no Palácio do Planalto, Zanotto sugeriu a criação de um “shadow board”, uma espécie de “gabinete paralelo”, e deu orientações contrárias à vacinação. Terra era considerado entre os presentes da reunião como “padrinho” do grupo.
Na ocasião, a farmacêutica Pfizer e o Instituto Butantan já haviam feito diversas propostas de imunizantes contra a Covid-19 ao governo federal, que as ignorava.
O ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub é citado, no vídeo, como aquele que estaria coordenando o grupo. A médica Nise Yamaguchi — que, em depoimento à CPI da Covid, negou a existência do “ministério paralelo” — estava presente.