metropoles.com

Randolfe quer “esgotar diálogo” com Pacheco por prorrogação da CPI

Vice-presidente do colegiado acha cedo para acionar a Justiça para obrigar o presidente do Senado a prorrogar os trabalhos da comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agencia-Senado
Randolfe Rodrigues_CPI da Covid
1 de 1 Randolfe Rodrigues_CPI da Covid - Foto: Jefferson Rudy/Agencia-Senado

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), voltou a defender a prorrogação dos trabalhos do colegiado. O senador discordou do movimento de colegas, que foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a ler o requerimento de extensão da comissão.

Randolfe alega ser necessário “esgotar todos os espaços de diálogo com o presidente Rodrigo Pacheco” antes de recorrer ao Judiciário. “Vamos dialogar esta semana, temos o requerimento [de prorrogação]. É importante que seja lido antes do dia 15 [de julho], antes do recesso.”

O vice-presidente acredita que a CPI da Covid não cumprirá com o recesso parlamentar previsto para 18 de julho.

Na segunda (5/7), os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionaram o STF para pressionar Pacheco a cumprir o regimento.

Os parlamentares argumentam que o presidente do Senado, “mais uma vez, externa a patente intenção de descumprir tanto o Regimento Interno do Senado Federal quanto a medida cautelar concedida em decisão colegiada desta Suprema Corte” pela continuidade dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Em sessão na última semana, Pacheco defendeu que a análise e leitura de prorrogação da comissão parlamentar de inquérito se estenderia até depois dos 90 dias iniciais de trabalho previstos no requerimento de abertura do colegiado.

CPI da Rachadinha

O vice-presidente da CPI da Covid ainda apoiou o requerimento de Vieira que prevê a instalação de outra comissão apenas para apurar as denúncias de esquema de rachadinha no gabinete de Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto era deputado federal (1991-2018).

Segundo o senador, haveria a possibilidade de que os colegiados operassem paralelamente. “A oposição encaminha proposição do senador Alessandro Vieira para propor uma CPI da Rachadinha. Duas CPIs podem funcionar paralelamente”, enfatizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?