metropoles.com

Randolfe chama discurso de Bolsonaro na ONU de “vexame mundial”

Líder da oposição no Senado Federal, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que “nunca um presidente foi à ONU para dividir o Brasil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Randolfe Rodrigues_CPI
1 de 1 Randolfe Rodrigues_CPI - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O líder da oposição do Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), usou as redes sociais, nesta terça-feira (21/9), para criticar o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU).

O senador resumiu o discurso do chefe do Executivo nacional como “vexame mundial”.

Randolfe afirmou que “nunca um presidente foi à ONU para dividir o Brasil”. “Especialmente em um momento que precisamos de união entre os brasileiros para salvar vidas. Absurdo sem precedentes”, publicou o senador.

O vice-presidente da CPI da Covid-19 disse que Bolsonaro “mentiu do início ao fim” em sua fala. “Ao invés de defender a vacina, criticou o passaporte da vacina que tem dado resultados bons no mundo todo, e falou sobre um tratamento sem efetividade contra a Covid-19. Um vexame mundial”, continuou.

O senador também rebateu a defesa de Bolsonaro de que não houve corrupção em seu governo. “Rachadinha, US$ 1 por vacina, prevaricação, orçamento paralelo, empresas investigadas em conluio com o governo. Como assim não há corrupção no seu governo? Quer enganar quem?”, completou.

O discurso

Na abertura da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Brasil estava “à beira do socialismo”. E também frisou que o país é contra a exigência de comprovação de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Bolsonaro afirmou que o governo está investindo na imunização, mas que não se pode obrigar a população a se imunizar. “Somos contra o passaporte da vacina”, salientou. “Até novembro, quem quiser será vacinado”, continuou.

No início da fala, o presidente destacou que seu objetivo na ONU era mudar a imagem internacional do país. “Venho mostrar aqui um Brasil diferente daquilo publicado em jornais ou visto em televisões. Estamos há 2 anos e oito meses sem nenhum caso de corrupção”, frisou.

Bolsonaro elogiou a política ambiental brasileira. “Nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa como a nossa. O país tem grandes desafios ambientais”, frisou.

Bolsonaro foi o primeiro chefe de Estado a discursar na abertura da Assembleia da ONU, que reúne mais de 100 líderes na sede da organização, em Nova York. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil abrir a lista de oradores da conferência.

Havia forte expectativa em torno do discurso do presidente brasileiro. Com pressão internacional em razão do aumento das queimadas e dos desmatamentos na Amazônia, esperava-se um recuo na questão ambiental.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?