metropoles.com

Ramos no MTalk: “É preciso uma solução racional para capitalização”

Presidente da Comissão Especial da Previdência rejeita avaliar a mudança de regime de financiamento sem uma nova proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
MTalk-Marcelo Ramos
1 de 1 MTalk-Marcelo Ramos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Comissão Especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PL-AM), cobrou  do ministro da Economia, Paulo Guedes, uma “solução racional” para a capitalização, ponto defendido por ele para ser incluído no parecer do relator da proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP).

“Não sou a favor de jogar o Brasil na aventura da capitalização”, disse Ramos. “Enquanto alguém não der uma solução racional, nós não vamos jogar o país nessa aventura”, acrescentou. O comentário foi feito durante o debate sobre a reforma da Previdência no MTalk, evento organizado pelo Metrópoles.

No modelo de capitalização proposto pelo governo, cada um ficaria responsável por alimentar sua aposentadoria para o futuro. Na regra de repartição, vigente atualmente, quem entra no mercado de trabalho começa a contribuir para os que estão se aposentando.

Ramos disse ainda que não vai dar “um cheque em branco” para Guedes. Ele ressalta que o governo deve explicar com clareza o déficit fiscal. Apesar dos ruídos entre o deputado e titular da pasta, que criticou o trabalho do Congresso na apresentação do relatório da proposta, o parlamentar ressaltou que a reforma é necessária e não está ligada a viés ideológico.

“Passamos por vários espectros ideológicos e todos tentaram resolver a Previdência. Podemos arrecadar mais se tivermos um crescimento econômico que tem a ver em investimento em infraestrutura e tem que ter dinheiro”, explicou.

Regime único
Ao ser questionado sobre a emenda apresentada pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-RJ), que trata do regime único, Ramos afirmou que a ideia do relator da reforma na Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), é de que seja estabelecida uma regra geral de aposentadoria.

“A ideia do deputado Samuel é caminhar para isso: desembocar todo mundo em um regime único. Uma dessas regras que estão sendo analisadas é a vedação de novos regimes próprios”, disse o presidente da comissão da reforma.

MTalk
O evento MTalk Reforma da Previdência foi realizado pelo Metrópoles visando aprofundar o tema da forma mais ampla possível. Não à toa, na descrição do evento foi usada a frase: “Um debate para ajudar a construir o futuro do Brasil”.

Participam da mesa redonda o presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL-AM); o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Eduardo Fagnani; a professora de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Denise Gentil; e o subsecretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Economia, Rogério Nagamine Costanzi.

O evento foi patrocinado por Fonacate, Anfip, Assessor, Fenafim, Sindilegis, Unacon Sindical, Unafisco, Anape, Sinal, Adep-DF, Mosal e Sindicato dos Bancários do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?