Ramos no MTalk: “É preciso uma solução racional para capitalização”
Presidente da Comissão Especial da Previdência rejeita avaliar a mudança de regime de financiamento sem uma nova proposta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Comissão Especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PL-AM), cobrou do ministro da Economia, Paulo Guedes, uma “solução racional” para a capitalização, ponto defendido por ele para ser incluído no parecer do relator da proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP).
“Não sou a favor de jogar o Brasil na aventura da capitalização”, disse Ramos. “Enquanto alguém não der uma solução racional, nós não vamos jogar o país nessa aventura”, acrescentou. O comentário foi feito durante o debate sobre a reforma da Previdência no MTalk, evento organizado pelo Metrópoles.
No modelo de capitalização proposto pelo governo, cada um ficaria responsável por alimentar sua aposentadoria para o futuro. Na regra de repartição, vigente atualmente, quem entra no mercado de trabalho começa a contribuir para os que estão se aposentando.
Ramos disse ainda que não vai dar “um cheque em branco” para Guedes. Ele ressalta que o governo deve explicar com clareza o déficit fiscal. Apesar dos ruídos entre o deputado e titular da pasta, que criticou o trabalho do Congresso na apresentação do relatório da proposta, o parlamentar ressaltou que a reforma é necessária e não está ligada a viés ideológico.
“Passamos por vários espectros ideológicos e todos tentaram resolver a Previdência. Podemos arrecadar mais se tivermos um crescimento econômico que tem a ver em investimento em infraestrutura e tem que ter dinheiro”, explicou.
Regime único
Ao ser questionado sobre a emenda apresentada pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-RJ), que trata do regime único, Ramos afirmou que a ideia do relator da reforma na Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), é de que seja estabelecida uma regra geral de aposentadoria.
“A ideia do deputado Samuel é caminhar para isso: desembocar todo mundo em um regime único. Uma dessas regras que estão sendo analisadas é a vedação de novos regimes próprios”, disse o presidente da comissão da reforma.
MTalk
O evento MTalk Reforma da Previdência foi realizado pelo Metrópoles visando aprofundar o tema da forma mais ampla possível. Não à toa, na descrição do evento foi usada a frase: “Um debate para ajudar a construir o futuro do Brasil”.
Participam da mesa redonda o presidente da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PL-AM); o economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Eduardo Fagnani; a professora de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Denise Gentil; e o subsecretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Economia, Rogério Nagamine Costanzi.
O evento foi patrocinado por Fonacate, Anfip, Assessor, Fenafim, Sindilegis, Unacon Sindical, Unafisco, Anape, Sinal, Adep-DF, Mosal e Sindicato dos Bancários do DF.