metropoles.com

Ramos assinou projeto que criou orçamento paralelo, diz jornal

Ministro participou diretamente da articulação e criação do “orçamento secreto” para favorecer políticos aliados do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Ministro Ramos
1 de 1 Ministro Ramos - Foto: Marcos Corrêa/PR

O atual ministro da Casa Civil e ex-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, participou diretamente da articulação e criação do orçamento paralelo para favorecer políticos aliados do governo. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, que revelou a existência do esquema.

Então responsável pela articulação política, Ramos reformulou uma proposta antes barrada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para criar uma emenda de relator-geral usada pela equipe para distribuir R$ 3 bilhões e conquistar o controle do Congresso.

Segundo o jornal, em 3 de dezembro de 2019, o ministro assinou sozinho o projeto de lei que criou a emenda chamada RP9. A assinatura ocorreu três semanas após Bolsonaro vetar a tentativa do Congresso de criar a RP9. Propostas sobre orçamento costumam passar pelo crivo do Ministério da Economia, mas esse não foi o caso.

Procurado pelo Estadão, o ministro desconsiderou ter assinado o projeto e repetiu que “a iniciativa da criação da RP9 foi da Comissão de Orçamento do Congresso”. O jornal aponta que toda negociação dos parlamentares para divisão do dinheiro da RP9 foi feita no gabinete da Secretaria de Governo, pasta que Ramos comandava quando assinou o texto.

Pelo Twitter, o ministro disse que o documento trata-se de uma montagem.

Técnicos alertaram que o esquema para aumentar a base de apoio de Bolsonaro poderia resultar no primeiro grande escândalo do seu mandato. Eles tentaram dissuadir o Planalto de vetar a possibilidade de os congressistas imporem os bilhões da emenda RP9.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?