Questionado por apoiador, Bolsonaro diz que eleição vai ser confiável
Pesquisa divulgada na terça-feira (14/12) mostra o ex-presidente Lula liderando, com 48% das intenções de voto; Bolsonaro tem 21%
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (15/12) que as eleições de 2022 serão confiáveis. Ele foi questionado por um simpatizante no “cercadinho” do Palácio da Alvorada qual a chance de a eleição do ano que vem ser confiável.
“Vai ser confiável, fica tranquilo. Tem gente que acha que é dono do mundo aí, fica tranquilo”, respondeu o mandatário, sem citar a quem se referia. As declarações foram divulgadas por um canal no YouTube simpático ao presidente.
Ao longo de 2021, Bolsonaro disparou uma série de ataques à urna eletrônica e tensionou a relação com os poderes Legislativo e Judiciário. Em agosto, a Câmara dos Deputados impôs uma derrota ao presidente ao rejeitar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabeleceria a adoção do voto impresso.
Depois de alegar repetidas vezes a existência de fraudes no sisema eletrônico de votação, sem, porém, comprovar as irregularidades, Bolsonaro recuou. Ele tem dito agora que passou a acreditar na urna eletrônica depois do anúncio de que as Forças Armadas acompanharão o pleito em 2022.
Queda nas pesquisas
Pesquisa Ipec divulgada na noite dessa terça-feira (14/12) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está 27 pontos percentuais à frente de Bolsonaro em uma eventual disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. No cenário com 12 candidatos, o petista tem 48% das intenções de voto, ante 21% de Bolsonaro.
Em todos os cenários, Lula aparece com mais intenções de votos do que todos os possíveis candidatos juntos e tem chances de vencer ainda em primeiro turno.
O Ipec ainda divulgou levantamento que mostra a reprovação do governo do presidente Bolsonaro indo a 55% – o maior índice desde o início do mandato.