metropoles.com

Questionado por apoiador, Bolsonaro diz que eleição vai ser confiável

Pesquisa divulgada na terça-feira (14/12) mostra o ex-presidente Lula liderando, com 48% das intenções de voto; Bolsonaro tem 21%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (15/12) que as eleições de 2022 serão confiáveis. Ele foi questionado por um simpatizante no “cercadinho” do Palácio da Alvorada qual a chance de a eleição do ano que vem ser confiável.

“Vai ser confiável, fica tranquilo. Tem gente que acha que é dono do mundo aí, fica tranquilo”, respondeu o mandatário, sem citar a quem se referia. As declarações foram divulgadas por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Ao longo de 2021, Bolsonaro disparou uma série de ataques à urna eletrônica e tensionou a relação com os poderes Legislativo e Judiciário. Em agosto, a Câmara dos Deputados impôs uma derrota ao presidente ao rejeitar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabeleceria a adoção do voto impresso.

Depois de alegar repetidas vezes a existência de fraudes no sisema eletrônico de votação, sem, porém, comprovar as irregularidades, Bolsonaro recuou. Ele tem dito agora que passou a acreditar na urna eletrônica depois do anúncio de que as Forças Armadas acompanharão o pleito em 2022.

Queda nas pesquisas

Pesquisa Ipec divulgada na noite dessa terça-feira (14/12) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está 27 pontos percentuais à frente de Bolsonaro em uma eventual disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. No cenário com 12 candidatos, o petista tem 48% das intenções de voto, ante 21% de Bolsonaro.

Em todos os cenários, Lula aparece com mais intenções de votos do que todos os possíveis candidatos juntos e tem chances de vencer ainda em primeiro turno.

O Ipec ainda divulgou levantamento que mostra a reprovação do governo do presidente Bolsonaro indo a 55% – o maior índice desde o início do mandato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?