metropoles.com

“Questão do off-label é direito e dever do médico”, defende Bolsonaro

O presidente da República cumpriu agenda em Chapecó (SC) e voltou a defender o tratamento precoce contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Durante agenda em Chapecó (SC), nesta quarta-feira (7/4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o tratamento precoce contra a Covid-19. O uso dos medicamentos que compõem a principal bandeira de defesa do chefe do Executivo não têm comprovação científica de eficácia contra o vírus.

“Tivemos um primeiro ministro da Saúde… O protocolo dele era ‘fica em casa e quando sentir falta de ar vá para o hospital’. Eu questionei: ora, vai para casa? Falta de ar vai pro hospital pra fazer o que? Pra ser entubado? Por que não pode ter um tratamento imediato?”, disse Bolsonaro durante o começo do discurso.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deixou o governo após se discordar de Bolsonaro na condução da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

“Olha, a questão do off-label fora da bula é um direito e dever do médico, ele tem que buscar uma alternativa ou, até mesmo, se um paciente tá com uma certa doença e não tem aquele remédio específico comprovado cientificamente, tem que buscar uma outra alternativa”, justificou Bolsonaro.

A visita a Chapecó ocorreu um dia após o país registrar mais um recorde de mortes pela Covid-19: 4.195 mortes. Com isso, a média móvel de óbitos no país nos últimos 7 dias ficou em 2,8 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 21%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Os medicamentos que são frequentemente utilizados precocemente contra o coronavírus e defendidos por Bolsonaro são cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal e dióxido de cloro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?