“Quem vai decidir o 5G sou eu”, diz Bolsonaro sobre internet móvel no país
Presidente afirmou que conversa com autoridades do governo e com o governo dos Estados Unidos sobre o assunto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (3/9) que será ele quem irá decidir pela implementação do 5G no Brasil.
O 5G é uma internet móvel, de quinta geração, que trará velocidades ainda maiores e “conversa” entre equipamentos de comunicação. A implementação da nova rede se tornou uma disputa entre os Estados Unidos e a China (entenda mais abaixo).
“Olha só, temos o negócio do 5G pela frente. Deixar bem claro: quem vai decidir o 5G sou eu. Não é terceiro, ninguém dando palpite por aí não. Eu vou decidir o 5G”, afirmou Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
O presidente também afirmou que conversa com autoridades do governo e com o governo norte-americano para implementar a rede no Brasil.
“Não é da minha cabeça apenas. Eu converso com o general Augusto Heleno, do GSI, converso com Ramagem, que é chefe da Abin, converso com o Rolando Alexandre que é o diretor-geral da Polícia Federal, com mais inteligência do Brasil, com gente mais experiente, converso com o governo americano, converso com várias entidades, governos de países, né, o que temos de pró e contra”, disse.
Atualmente, o Brasil só tem um aparelho de celular que suporta o 5G: o Motorola Edge. Além disso, a nova rede só será ativada em alguns bairros de apenas oito capitais do país (veja relação mais abaixo).
Outro ponto ainda em discussão é que a implementação da rede não conta com toda a tecnologia prometida pela rede 5G. Quando implementada no país, será apenas uma fase inicial, na qual as operadoras poderão ativar o sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G.
Leilão e guerra comercial
Em fevereiro deste ano, a Anatel havia aprovado a proposta que libera o leilão do 5G no Brasil, o que possibilitaria que a concorrência fosse aberta ainda em 2020, mas por conta da pandemia do coronavírus, a expectativa é que o leilão ocorra apenas no ano que vem.
A implementação da nova rede móvel gerou um impasse na guerra comercial entre Estados Unidos e China.
O presidente norte-americano, Donald Trump, chegou a impor restrições à empresa chinesa Huawei, que fornece tecnologia 5G, e disse que a companhia é uma “espiã”.
Em maio deste ano, Trump prorrogou uma ordem executiva que impede empresas americanas de negociar com companhias que possam gerar “risco à segurança nacional”.
Pelo ato do presidente dos EUA, a medida valerá até 2021. A principal afetada pela decisão de Trump foi a empresa chinesa Wuawei.
O governo norte-americano tem deixado claro que não confia na tecnologia chinesa e que, no cenário do Brasil adotar o modelo da Huawei, não terá como manter parceria neste setor com o Brasil.
Em junho, o ministro da Casa Civil, Braga Netto, afirmou que a implementação da rede móvel no Brasil não deve levar em conta apenas critérios técnicos, mas também políticos.
Veja onde o 5G será ativado no Brasil
Claro
O sinal 5G da operadora foi ativado em julho e será disponibilizado, gradualmente, até o final de setembro, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, nos seguintes pontos:
- São Paulo: Avenida Paulista e região dos Jardins, bairros de Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera e região da Avenida Berrini e de Santo Amaro.
- Rio de Janeiro: Ipanema, Leblon e na Lagoa, além de se estender por toda a orla, do Leme até a Barra da Tijuca, passando por Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana.
Vivo
O sinal 5G da operadora está ativo desde julho e está disponível de forma integral nas seguintes localidades:
- São Paulo: regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia e Berrini.
- Brasília: Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e shoppings.
- Belo Horizonte: regiões de Savassi e Afonso Pena.
- Salvador: Pituba e Itaigara.
- Rio de Janeiro: Copacabana, Ipanema e Leblon.
- Goiânia: região central da cidade.
- Curitiba: Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde.
- Porto Alegre: Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi.
TIM
O sinal da operadora será ativado a partir de setembro, nas seguintes cidades:
- Bento Gonçalves (RS)
- Itajubá (MG)
- Três Lagoas (MS)